Aplicativo de Ingressos

Aplicativo de Ingressos: as melhores estratégias para a criação

Os usuários de aplicativos estão cada vez mais acostumados a utilizar seus smartphones na realização de tarefas corriqueiras. Isso se deve principalmente à busca pela praticidade que apenas os dispositivos móveis podem oferecer, através dos aplicativos. Muitos dos diferentes mercados já se incluíram no mundo dos aplicativos, incluindo o mercado de eventos. Sendo assim, é possível que você já tenha utilizado um aplicativo de ingressos, destinado a compra, como o Sympla.

Esse mercado continua crescendo, e possui players por todo o mundo, como o caso do Eventbrite, Ticketmaster e muitos outros.

Neste artigo, vamos falar sobre o funcionamento de um aplicativo de ingressos, e como construir uma plataforma como essa. Vamos começar falando dos principais exemplos ao redor do mundo.

As principais plataformas de venda de ingressos

Graças à grande demanda, existe um número significativo de plataformas no mercado, incluindo muitas bem sucedidas. Vamos falar de algumas delas.

Entre os principais exemplos brasileiros temos:

  • Sympla: Criada em 2012, o Sympla é um dos melhores exemplos de aplicativo de ingresso. Com uma plataforma completa, ela oferece uma busca entre todos os eventos baseados em data, local, hora e organizador. Entre os tipos de eventos mais divulgados na plataforma temos baladas, shows, congressos, peças de teatro, workshops e muito mais.
  • Ingresso.com: Esse aplicativo de ingressos trabalha de forma primária com a venda de ingressos de cinema, mas também oferece ingressos para grandes shows e eventos, além de peças de teatro.
  • Ingresso Fácil: Essa plataforma de venda de ingressos tem menos foco no cinema, e trabalha com todos os tipos de eventos e bilheterias, oferecendo grande variedade ao seu público.
  • Lets.events: A startup mineira utiliza um modelo de negócios parecido com o Sympla, focando também na venda exclusiva de ingressos para eventos. Além disso, a plataforma oferece a chance de criação de lista de convidados e dados de análise sobre o público.

Entre os eventos mundiais, temos grandes plataformas como:

  • Ticketfly;
  • Eventbrite;
  • Ticketmaster.

Como você pode ver, a indústria de eventos pode trazer bons resultados. Mas quem está por trás de todos esses eventos que você consegue encontrar na internet? Qualquer show, conferência, sessão de autógrafos, e festival seria impossível sem os organizadores.

Quem são essas pessoas nas sombras? Qualquer pessoa que está ajudando a organizar um evento, desde as empresas de cinema querendo encher todas as sessões dos novos filmes da Marvel, até o organizador de um grande show da Beyoncé.

A chave para o sucesso de um evento está nas interações entre aqueles que vão aos eventos e os organizadores. Fazer isso acontecer pode levar tempo. Você precisa oferecer aos criadores de eventos todo o software necessário para a publicação e análise de um evento. Neste post, vamos falar mais sobre a lista de ferramentas que devem estar presentes em um aplicativo de ingressos.

Por que um aplicativo de ingressos ajudam os organizadores de eventos?

As plataformas de descoberta são úteis para aqueles que querem participar dos eventos. Afinal, elas oferecem ingressos para shows, filmes, sessões de autógrafo e muitos outros de forma conveniente. Mas o que um aplicativo de ingressos pode oferecer para um organizador? Vamos falar sobre isso.

Interaja com um público maior

A partir do momento que você envolve os criadores de eventos em sua plataforma, você não precisa se preocupar com os detalhes da organização. A única coisa que você precisa focar é na criação de um sistema de interação flexível. Criadores de eventos vão fazer todo o resto: planejar, encontrar usuários, promover e gerar novas formas de atrair a audiência. Forneça as ferramentas e os organizadores fazem o resto.

Permite que os criadores de eventos economizem

Porque as agências de eventos utilizariam seu aplicativo de ingressos e não seus próprios sites? Porque construir e manter um website custa tempo e dinheiro. Mesmo que uma agência já possua um site, ele é mais utilizado para criar conversa, e não possui boas ferramentas para a organização dos eventos. Porém, uma plataforma de eventos oferece todas as plataformas para o registro e promoção dos eventos. Isso também significa que os negócios não vão precisar contratar um organizador dedicado, já que a plataforma é capaz de fazer grande parte desse trabalho, e ainda ajuda o criador do evento a economizar.

Ao economizar nos recursos, as agências e produtoras de eventos podem focar na qualidade do que estão oferecendo. Eles também podem aumentar o que é oferecido, ou diminuir o preço dos ingressos.

Além disso, depois de lançar um sistema de venda de ingressos sem estabelecido, você sempre terá novos acontecimentos. Você só precisa adequar e coordenar os participantes da plataforma. Se você fizer isso da melhor forma, você pode esperar um bom crescimento.

Pense no Uber e no Ebay como exemplos de plataformas que permitem que os usuários e prestadores interajam de forma interessante entre si. Os dois serviços conseguiram grande popularidade, e hoje estão bem estabelecidos.

As principais ferramentas de um aplicativo de ingressos

Os aplicativos modernos devem ser rápidos e confiáveis. Sendo assim, você precisa fazer com que a sua plataforma seja otimizada e rápida. Agora vamos falar de todas as ferramentas que você deve oferecer para conseguir uma plataforma de sucesso:

Gerenciamento dos eventos

Para começar, você deve permitir que os criadores possam registrar e gerenciar seus eventos. Eles devem ser capazes de registrar e editar:

  • O nome do evento;
  • O local do evento (e utilizar uma integração com o Google Maps);
  • Data e horário (uma integração com o calendário é bem vinda);
  • Tipo do evento;
  • Categoria do evento.

Mais que isso, os criadores de eventos devem oferecer uma boa descrição do evento e adicionar arquivos multimídia para atrair o público em potencial. Para ter certeza que o evento foi criado da forma correta, você deve permitir que as informações possam ser editadas e pré-visualizadas. Não se esqueça de criar uma lista de todos os eventos criados para gerenciá-los da melhor forma.

Ingressos

A partir do momento que um evento é visível para os clientes, os criadores precisam se preocupar com outra fase: o gerenciamento dos ingressos.

Uma boa ferramenta para os criadores de ventos é a criação de ingressos com QR codes únicos. Assim, eles podem ser checados e validados de forma simples pelos organizadores. Essa é uma ferramenta utilizada pelo Sympla e outros aplicativos.

Depois da criação dos ingressos, os organizadores vão precisar de algumas informações dos usuários:

  • Título e detalhe dos eventos;
  • Instruções de compra e registro;
  • Campos para a inserção de informações pessoas de contato, que podem ser utilizadas para estratégias de marketing;

Para evita problemas com a disponibilidade dos ingressos, você pode permitir que os criadores de eventos definam um tempo máximo para a finalização da compra. Assim que os usuários começarem a jornada de compra, eles tem de 5 a 15 minutos para completá-la. Assim, se o ingresso não for finalizado neste tempo, ele volta a estar disponível aos outros usuários. Essa também é uma estratégia utilizada pelo Sympla.

Outra ferramenta interessante é a lista de espera, além de estratégias preparadas para possíveis cancelamentos.

Comunicação

As pessoas vão querer saber mais sobre os eventos em sua plataforma. Para os criadores de eventos, essa é a oportunidade de persuadir os clientes a irem em seus eventos. Sendo assim, é interessante oferecer uma forma dos clientes e organizadores interagirem dentro de sua plataforma.

Pagamento

As pessoas estão utilizando cada vez mais formas convenientes de pagamento online. A maioria das formas de pagamento já estão integradas aos sites de aos aplicativos, como o PayPal, o Braintree e o Stripe.

Além de receber os pagamentos diretamente na plataforma, você pode permitir que os criadores de eventos insiram as informações de pagamento diretamente em seus sites. Isso vai ajudar os criadores a conseguirem ainda mais vendas, através de mais canais.

Você também deve se lembrar que mais compras significam mais devoluções. Ofereça aos criadores uma ferramenta para permitir o cancelamento de ingressos de forma simples. Pense nas condições de cancelamento de ingressos, como prazo máximo de arrependimento e os motivos. Não se esqueça de informar os usuários quando a devolução do dinheiro acontecer.

Outra coisa importante a se pensar é como os organizadores vão receber o dinheiro dos ingressos já vendidos. Isso pode ser resolvido de forma simples, através de APIs dedicadas.

Promoção

Qualquer criador de evento quer vender ainda mais ingressos, e várias estratégias de marketing podem ser aplicadas.

Divulgação nas redes sociais: adicione ferramentas para o compartilhamento das redes sociais mais populares, como Facebook, Twitter e Instagram. Isso pode ajudar os criadores a aumentar sua audiência, ter um maior número de conversão e conseguir encher seus eventos.

E-mail marketing: Ofereça a integração com uma plataforma de e-mail. Isso vai ajudar os organizadores a economizar tempo e gerenciar a promoção de forma simples. Além disso, você pode permitir que os criadores enviem mensagens para toda a plataforma para informá-los sobre eventos.

Notificações e newsletter. Lembre seus usuários sobre eventos que vão acontecer através de notificações personalizadas, baseada no gosto e interesses dos usuários. Isso pode ser feito através de APIs.

Análise e resultados

Os criadores precisam saber como seus eventos estão se saindo. Eles precisam de ferramentas para construir e visualizar resultados, para que eles possam formar suas estratégias e investir no momento necessário. Aqui estão algumas métricas que podem ser interessantes:

  • Vendas por canal, período de tempo (dia, semana, mês), e tipo de ingresso;
  • Vendas de todos os eventos, ou apenas um evento;
  • Comparecimento em todos eventos, ou apenas um evento;
  • Comparecimento por canal de vendas ou período de tempo;
  • Tráfego de todos os eventos ou apenas um evento;
  • Tráfego por canal de venda ou por período de tempo.

Você pode oferecer suas próprias ferramentas de visualização de eventos ou integrar APIs ou softwares interessantes.

Além disso, é possível implementar ferramentas de planejamento de custos dependendo do número de visitantes, equipe, custo de aluguel e outros detalhes importantes.

Gerenciamento de risco

Esperamos que a sua plataforma não tenha que lidar com fraude ou criadores mal intencionados. Mas é melhor prevenir do que remediar! Você deve pensar em um mecanismo para proteger seu negócio e seus clientes. Uma ideia é permitir que os usuários denunciem eventos por motivos como cancelamento, fraude e etc.

A melhor alternativa é contratar um time de especialistas para monitorar e lidar com os problemas de um evento, incluindo o ressarcimento de usuários. Uma equipe de gerenciamento de riscos podem te salvar de casos como fraude de cartões de crédito, eventos falsos e atividade mal intencionada.

Existem muitas ferramentas que podem ser integradas ao seu aplicativo de ingressos. Apesar disso, sugerimos que você as crie de acordo com a necessidade financeira do negócio. Em outras palavras: na forma como você pode monetizar essas ferramentas.

Formas de monetizar seu aplicativo de ingressos

Como o dono de um aplicativo de ingressos, a venda é uma das principais forma de conseguir lucro. Sendo assim, a melhor forma de ganhar mais é ajudar os criadores de eventos a vender mais ingressos. Por esse motivo, você deve considerar oferecer ferramentas de promoção interessantes. Os criadores de eventos vão ficar gratos por essas oportunidades. Tão gratos que eles vão estar dispostos a pagar por eles. Aqui estão algumas ideias para você se beneficiar:

Inscrições

Uma forma de monetizar sua plataformas é cobrar os criadores de eventos de forma mensal ou anual para acessar sua plataforma. Além disso, você pode criar tipos diferentes de inscrições, como acesso premium a ferramentas exclusivas.

Comissão

Essa é uma outra alternativa: ao invés de filtrar os criadores entre vários níveis de inscritos, você pode cobrar uma comissão por cada evento ou por cada ingresso vendido. Neste caso, é uma boa ideia permitir que todas as ferramentas sejam acessadas de forma gratuita, já que o que interessa é a venda de ingressos.

Monetização mista

Você pode considerar combinar essas duas formas de monetização de forma simples. Você pode cobrar algum tipo de comissão de criadores que não são premium, e uma versão para os inscritos. Sua comissão também pode diminuir de acordo com o tipo de inscrição utilizada por eles.

Crie seu aplicativo de ingressos com a Codificar

Como já falamos, existem vários exemplos de aplicativos de eventos de sucesso. Se você deseja criar um aplicativo como o Sympla, que leva em consideração todas as dicas acima, nós podemos te ajudar.

A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos há mais de anos, procurando soluções interessantes para todos os seus clientes. Nossa equipe é formada por profissionais com conhecimento de mercado, focados nos melhores resultados.

Saiba mais sobre nosso serviço de Desenvolvimento de Aplicativos e Plataformas clicando aqui, ou entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo:

]]>