“tudo começou com a FOME e um telefone ocupado. também queríamos comer e ninguém queria telefonar pra pedir. !FIGHT! quem nunca, né?” aiqfome
números deles :
13 anos de vida
pioneiros ou velhos?
+40 mil chats/mês
o suporte não pára! #blábláblá
+2 milhão fominhas
em todo Brasil-il-il-il
+90 mil espressos
é café que não acaba
Aplicativos proporcionam a nossas vidas muito mais praticidade e rapidez. E foi pensando nisso que em 2007 surgiu a ideia do aiqfome, um app em que o usuário poderia pedir a sua comida em casa com poucos cliques.
“A ideia surgiu em 2007 com a fome e um telefone ocupado.” Conta Steph Gomides, criadora do aplicativo, que foi lançado de forma completamente independente. Steph ainda destaca que as vantagens são muitas, já que o usuário não precisa ligar e falar com atendente, faz apenas um cadastro para pedir em vários restaurantes da cidade, tem acesso a um cardápio completo onde pode decidir com calma o que pedir, buscar culinárias e ingredientes específicos, e ainda fica por dentro de várias promoções exclusivas.
No início funcionava apenas através do site, hoje, com o crescimento do mercado dos smartphones, já pode ser acessado através de aparelhos Android ou iOS.
Ao baixar o aplicativo ou acessar o site, o usuário realiza um cadastro e escolhe a cidade onde está. Logo após tem acesso aos restaurantes disponíveis, ao escolher o seu favorito, o cardápio completo aparece, assim como o tempo médioe taxa de entrega, além das formas de pagamento. A partir dai, é só escolher o lanche ou comida que mais o agrada e finalizar o pedido, sem nem levantar do sofá.
Atualmente, o aiquefome abrange 5 estados e 27 cidades, inclusive Pelotas. A criadora, conta que sabiam que expandir o aplicativo ia ser um processo difícil e caro, devido ao custo de manter um vendedor em cada cidade por isso foi criado um sistema de licenciamento, uma espécie de parceria com um morador local interessado em gerenciar o aiqfome em sua cidade. “Criamos um sistema de licenciamento digital. Nosso licenciado é nosso contato local e seu principal trabalho é criar um relacionamento com os donos de restaurantes. Nós trazemos toda a tecnologia e toda expertise de cadastro dos cardápios, monitoramento de pedidos e marketing digital.”.
Caso o estabelecimento deseje divulgar seu serviço de delivery no aiqfome, basta acessar o site pra saber como começar a receber pedidos. A empreendedora destaca “Nosso sistema é simples e fácil de usar! Não cobramos taxa de adesão nem mensalidades. O restaurante só paga quando vender”.
é um grande concorrente do ifood e compete em cidades menores ganhando relevância e crescendo com o tempo.