A importância das redes sociais em uma estratégia digital

Desde a pré-história, foram as redes sociais que possibilitaram a evolução do homem, a construção das civilizações e o mundo como conhecemos hoje.

Na última década, a tecnologia revolucionou a forma como conhecemos as redes sociais, com plataformas cada dia mais inovadoras.

A grande diversidade de sites e redes sociais possibilitou grandes mudanças na forma como as pessoas se relacionam e consomem informação. Uma das grandes transformações foi a diminuição da distância entre emissor e receptor das mensagens.

Desta forma, a internet evoluiu a forma como veículos de comunicação, marcas e consumidores de produtos ou serviços interagem entre si. 

Se antes as empresas se dirigiam à grandes audiências pouco segmentadas, por meio de propagandas pelo rádio, televisão, jornais ou outdoors, por exemplo, hoje as campanhas de marketing e publicidade são completamente direcionadas a públicos específicos.

Ao mesmo tempo, os consumidores têm o acesso cada vez mais facilitado para o consumo de informações de acordo com as suas próprias preferências. Por isso, o público não pode mais ser visto como um mero receptor de propagandas, mas sim como uma massa formada por consumidores que também têm potencial para se tornarem formadores de opinião. 

Afinal, ao aprovar um produto, são grandes as chances de o cliente elogiar ou recomendar pelas redes sociais. 

Hoje em dia, elas são o principal canal para os consumidores darem feedbacks sobre os produtos ou serviços. Isso gera um engajamento para a marca e pode colaborar bastante para melhorar a imagem da empresa e aumentar as oportunidades de negócios.

Por outro lado, qualquer feedback negativo também pode refletir na presença do empreendimento nas redes sociais, e por isso é preciso que os empreendedores se atentem para boas práticas nas redes, de modo a facilitar os benefícios das estratégias de Marketing Digital.

Contudo, essa nova realidade exige sobretudo que os empreendedores entendam e aceitem a relevância das redes sociais para o posicionamento das marcas nos ambientes digitais atuais.

Quais as vantagens das redes sociais nas estratégias digitais?

Hoje em dia, quando se fala em Marketing Digital, as redes sociais se mostram uma peça fundamental para que qualquer estratégia se mostre efetiva.

As plataformas são populares no mundo todo, mas os brasileiros se destacam pelo uso frequente e criativo, com mais de 100 milhões de usuários conectados às três principais redes sociais atuais, de acordo com dados da E-marketer.

O número, por si só, é um grande argumento para a promoção de qualquer negócio pelas redes sociais, desde empresas ou lojas até instituições, como um hospital para animais, por exemplo.

Os conteúdos informativos ou de entretenimento, estimulando as interações e compartilhamentos contribuem para a popularização da marca, que reflete na captação de clientes, conquista de novos mercados e aumento da autoridade da empresa no mercado em que atua.

Portanto, dentre as principais vantagens de se investir nas redes sociais como estratégia de Marketing Digital, é válido destacar:

  1. Mais visibilidade para o negócio;
  2. Mais oportunidades de vendas;
  3. Maior aproximação com o público-alvo da empresa;
  4. Possibilidade de viralização de conteúdos;
  5. Aumento do tráfego dos sites das empresas.

1. Mais visibilidade para o negócio

Uma das razões porque qualquer empresa deveria apostar em redes sociais dentre as estratégias de Marketing Digital é a possibilidade de garantir muito mais visibilidade.

As postagens sobre uma depilação completa, por exemplo, podem ajudar as clínicas de estética a atingir mais pessoas, de forma simples, possibilitando que elas conheçam e se interessem pelo serviço oferecido ou até mesmo por se aproximar da empresa.

A vantagem é conseguir atingir o público de forma simples, rápida e segmentada, levando em conta aspectos como a localização, idade e preferências dos potenciais clientes.

2. Mais oportunidades de vendas

Conforme a empresa se torna mais popular nas redes sociais, ela atinge cada vez mais potenciais clientes. O resultado mais provável é, portanto, o aumento considerável nas oportunidades de vendas.

Nas redes sociais as pessoas já estão acostumadas com a possibilidade de interação. Por isso, quase sempre aproveitam o espaço para pedir orçamentos, tirar dúvidas ou até concretizar compras, desde que o conteúdo sobre lipoescultura masculina, ainda seguindo o exemplo da clínica de estética, seja atraente e de qualidade.

As redes sociais não se limitam unicamente à promoção de produtos físicos, mas também podem ser usadas para a divulgação de consultorias, custos, assessorias, e praticamente qualquer serviço.

Por isso, independente do segmento da empresa, as redes sociais podem contribuir para aumentar as vendas.

3. Maior aproximação com o público-alvo da empresa

Uma das melhores formas de estreitar as relações com o público é por meio das páginas nas redes sociais. Desta forma, além de divulgar serviços como um tratamento para flacidez no rosto, entre outros serviços, as clínicas de estética podem passar a fazer parte do cotidiano da sua audiência.

Essa também é uma ótima estratégia para conhecer mais sobre o público da empresa. Até porque as plataformas possibilitam que os profissionais de marketing identifiquem as principais necessidades, hábitos, comportamentos e opiniões dos consumidores e potenciais consumidores.

Esse conhecimento permite que a marca procure pontos de melhoria tanto em seus produtos e serviços, como um preenchimento labial masculino, para exemplificar, quanto em suas próprias estratégias de marketing, criando um ambiente virtual mais favorável para a empresa.

4. Possibilidade de viralização de conteúdos

Para muitas pessoas, as redes sociais são utilizadas principalmente para o entretenimento e o humor nas horas vagas. Por isso, trata-se de um terreno bastante fértil para publicações com potencial de gerar bastante engajamento, como postagens curiosas, engraçadas ou emocionantes.

Uma clínica ou academia pode tentar promover a venda de whey isolado feminino, por exemplo, por meio de “memes” – montagens engraçadas com alto potencial de compartilhamento e que geralmente são bastante comentadas pelo público.

As empresas devem aproveitar o poder dos memes, desde que eles não prejudiquem a imagem da organização de alguma forma. Eles podem contribuir para expandir o alcance da marca, de um jeito rápido e com todas as vantagens que isso resulta.

5. Aumento do tráfego dos sites das empresas

As redes sociais são um canal excelente para gerar engajamento para as marcas, por causa das inúmeras possibilidades de interação. Mas as plataformas também podem servir para atrair o público para o site, blog ou loja virtual das empresas, por meio da distribuição de links nas postagens.

Uma padaria, por exemplo, pode publicar fotos e legendas promovendo as qualidades do seu bolo funcional de banana. Para aumentar o tráfego, deve incluir um link para o potencial cliente visualizar mais opções no site ou até pedir um bolo por delivery.

Portanto, as postagens que direcionam para os sites das empresas fazem muita diferença no tráfego de visitantes, que resulta em maiores taxas de conversão.

10 dicas básicas para o sucesso das empresas nas redes sociais

Depois de entender a relevância das ações nas redes sociais para o sucesso das estratégias de Marketing Digital, é preciso que os gestores se atentem à alguns cuidados que contribuem para a efetividade das campanhas.

Afinal, não adianta uma confecção divulgar abadá personalizado, por exemplo, se o fizer aleatoriamente, sem atenção ao conteúdo e repercussão que ele pode ter.

Neste sentido, é importante ressaltar a atuação de equipes especializadas em Marketing Digital, já que a qualidade das ações depende de conhecimentos técnicos e experiência de mercado. Por isso, os serviços prestados pelas agências devem ser vistos como investimentos para aumentar ainda mais a autoridade e lucratividade das empresas.

Contudo, dentre as principais recomendações para a execução de estratégias nas redes sociais, pode-se enumerar:

  • Definir personas que a empresa deseja atingir com os conteúdos;
  • Conhecer as plataformas e diferentes funcionamentos, antes de escolher;
  • Preferir qualidade, e não quantidade de redes ou postagens;
  • Investir no planejamento de um calendário para as postagens;
  • Apostar em imagens de impacto e alta qualidade;
  • Criar um relacionamento com o público, interagindo o máximo possível;
  • Utilizar ferramentas de administração de redes sociais;
  • Buscar inspirações em empresas bem-sucedidas;
  • Investir em Branding, dando forte personalidade para a marca;
  • Apostar em uma identidade visual marcante e integrada à marca;
  • Monitorar as menções de marca, comentários e outros resultados;
  • Responder adequadamente aos consumidores e potenciais consumidores;
  • Realizar o máximo de testes possível, adaptando a estratégia.

Ao final, os empreendedores irão perceber que atualmente a maioria dos negócios são realizados nos ambientes online, e que as redes sociais têm um papel fundamental para isso.

Atualmente, cada vez mais empresas estão investindo em ações de Marketing Digital, com a criação de redes sociais, sites e conteúdos informativos e relevantes para o seu público.

Desta forma, as marcas que apostam nas estratégias são consideradas mais adaptadas ao mercado atual, com maiores chances de crescimento.