9 formas de criar um aplicativo incrível

Seu aplicativo deve ser útil
Fazer um aplicativo não é algo de outro mundo, mas é importante fazer um aplicativo útil para os usuários, e que gera lucro para os desenvolvedores. Algumas pessoas se esquecem disso, e acham que apenas ter uma ideia vai trazer frutos mais à frente.
Para fazer com que seu aplicativo seja útil, pense nos usuários.
Para criar um aplicativo de sucesso, você precisa ter em mente seu público alvo. Pense nas necessidades e preferências dessas pessoas. Esse é o ponto de partida. Com isso em mente, metade do trabalho já está feito.
Crie casos de uso para explorar o que seu público precisa e procura em um aplicativo. Conte com uma grande variedade de fatores. Observe a concorrência e entenda um jeito de se diferenciar, oferecendo ainda mais ao seu público.

Seu aplicativo deve ser intuitivo

Essa categoria é difícil. Quando estamos desenvolvendo um aplicativo, falamos tanto das ideias que tudo parece óbvio. Infelizmente, esse não é o caso em todas as vezes.
Imagine que você é um usuário que acabou que baixar um aplicativo novo. Ele promete resolver tudo o que você mais necessita, mas, quando você abre, não faz ideia de como usá-lo. Mesmo entendendo o conceito e querendo utilizar o aplicativo, você não consegue ter uma boa experiência. O que você faz em seguida? Deleta o aplicativo e procura por outro que você consiga utilizar facilmente.
A coisa mais importante que você precisa pensar, no desenvolvimento de aplicativos, é a facilidade de uso. Essa é a chave para conquistar usuários e cliente fiéis. Se o aplicativo é fácil de usar, ele será usado com bastante frequência. Se a curva de aprendizado é absurda, ele será pouco usado, e provavelmente será deixado pra trás por algo mais simples.
Existem duas soluções para essa situação. A primeira é oferecer uma pequena tour de seu aplicativo, mostrando como cada função pode ser aplicada. A segunda envolve alguns insights sobre as funções, a medida que o usuários as explora. Você também consegue entender formas simples de garantir que seu aplicativo seja intuitivo observando a concorrência.

Seu aplicativo deve ser usável

Outra questão envolvendo a facilidade de uso de um aplicativo está ligada a usabilidade. Não existe motivos de criar um aplicativo que não funciona. O design de seu aplicativo deve ser focado em cumprir as tarefas propostas.
Isso pode ser feito através do uso de personas, para que você consiga mapear a forma de uso dos aplicativos e possa refletir e refinar pequenos elementos.
Você também precisa entender o contexto do uso, assim como o motivo pelo qual o usuário abre seu aplicativo. A partir dessas informações, você deve priorizar a performance da aplicação.
No fim, você precisa assegurar que seu aplicativo tenha um tempo de resposta interessante para cada função. As ações também devem ser bem sinalizadas.
O principal é entender o propósito do aplicativo, e não tentar colocar todas as ferramentas que pensar no aplicativo. Foque no principal e ofereça a melhor experiência.

Seu aplicativo deve ser adaptável

A próxima coisa a ser pensada é a flexibilidade do seu design. Existe um número absurdo de dispositivos disponíveis no mercado global, cada um com suas especificações. Muitos tem tamanho de telas diferentes, assim como resolução, enquanto alguns nem possuem botões físicos.
Por este motivo, você precisa garantir que a interface de seu aplicativo seja adaptável. Em alguns casos, isso faz com que poucas ferramentas possam ser apresentadas, enquanto em outros significa que há espaço para ainda mais. As vezes você pode empresas funções à botões externos, em outros você precisa inserir a função na interface principal. O tamanho da fonte precisa ser de fácil leitura a todo tempo, com a função de ajuste manual.
Além disso, todo o esquema de interface deve se adaptar para o modo e exibição retrato e paisagem, para que o usuário possa usar da forma mais conveniente.

Seu aplicativo deve exigir pouco

Não há nada de interessante em aplicativos que necessitam de muitas ações para realizar aquilo que propõem. Enquanto alguns posem achar isso divertido, a maioria dos usuários vai achar irritante, e vai encontrar um aplicativo mais simples de utilizar.
Quanto menos ações forem necessárias para alcançar o objetivo final, melhor para seu aplicativo. Essa é a regra.
Sempre procure por uma forma mais simples de realizar as ações. É muito importante manter seu aplicativo atrativo.
Observação: minimizar o número necessário de ações não significa colocar todos os botões na home de seu aplicativo. Significa simplificar a jornada de uso geral, sem levar aos extremos.

Seu aplicativo deve estar aberto ao feedback

O feedback é a forma mais efetiva de refinar seu aplicativo. Ele diz respeito a pessoas reais, apresentando resultados reais.
Normalmente é uma via de mão dupla. Você diz aos usuários o que seu aplicativo faz, e eles dão dicas e sugestões amigáveis sobre como ele pode melhorar.
Por algum motivo, muitos desenvolvedores tem medo das sugestões dos usuários reais. Independente disso, é sempre viável considerar essas informações como algo beneficial. Até mesmo um feedback ruim pode ajudar a melhorar seu aplicativo.

Seu aplicativo deve estar atualizado

A expansão gradual de um aplicativo é um modo interessante de fazer o marketing de seu aplicativo. Você vai começar com um conjunto inicial de ferramentas, o que é suficiente para satisfazer a maioria dos usuários alvo. Mas você pode oferecer ainda mais com o tempo;
Isso pode fortalecer o engajamento de seu aplicativo, e é um bom modo de utilização do feedback recebido.

Seu aplicativo deve ser econômico

Uma das coisas mais desafiadoras do desenvolvimento de aplicativos é otimizar o uso de bateria. Essa é uma grande preocupação de aplicativos atuais, que, com o tempo, começam a drenar a energia de forma desinteressante. Esse pode ser um dos motivos que faça seu usuário desistir de usar sua aplicação, procurando outras soluções.
Como lidar com isso? Tentativa e erro. Para conseguir reduzir o consumo de bateria, você precisa analisar cada um dos elementos do aplicativo e aplicar restrições de performance de acordo com as prioridades. Como isso pode afetar a performance geral do aplicativo, você deve encontrar um equilíbrio.

Seu aplicativo deve ser seguro

A segurança é uma questão sensível nos dias de hoje. A maioria dos aplicativos requerem que usuários compartilhem dados sensíveis para que possam operar da melhor forma. Sendo assim, é importante não deixar que esses dados estejam no alcance de pessoas mal intencionadas.
Para conseguir manter seu aplicativo seguro, você precisa de um monitoramento e atualizações constantes. Normalmente, o time de desenvolvimento back-end consegue fazer isso. Pode ser uma atualização de rotina, que acontece de forma agendada, ou uma reação a alguma emergência de segurança.
Outra coisa que pode entrar em discussão é a coleta de informação dos usuários. Mantenha os usuários informados do motivo pelo qual você necessita dessas informações. Assim, você consegue mais confiança de seus clientes.

Desenvolvimento de aplicativos da Codificar

Os aplicativo são o futuro, e não vamos nos livrar deles tão cedo. Por esse motivo a intenção é criar uma boa receita. Para isso, você precisa do parceiro certo.
Se você deseja criar um aplicativo mobile completo, a Codificar pode ajudá-lo. Saiba mais sobre nosso serviço de desenvolvimento de aplicativo clicando aqui, ou entrando em contato através do formulário abaixo:
Desenvolvimento de aplicativos
]]>