5 tecnologias que estão mudando o empreendedorismo digital
Estamos vivendo na época do empreendedorismo, e o aumento no número de empreendimentos também causa a criação de novos empregos e oportunidades de desenvolvimento. Portanto, está no interesse geral o aumento e a melhora da economia própria.
Nos últimos anos, vários governos mundiais começaram suas próprias iniciativas para ajudar no empreendedorismo interno. Mesmo que essas iniciativas sejam interessantes, os empreendedores precisam estar cientes de quais são as principais tecnologias estão criando mais oportunidades no futuro próximo.
Pensando nisso, trouxemos 5 tecnologias que se desenvolvem cada vez mais, e estão criando espaço para novas indústrias e empreendedores.
A Internet das Coisas
O que costumava ser sonho de ficção há alguns anos se torna realidade com a internet das coisas. Existe um número interessantes de objetos, eletrodomésticos e assistentes que facilitam a vida em casa, e tudo se deve ao investimento nessa tecnologia.
Existem milhares de formas das quais os produtos da Internet da Coisas ajudam a facilitar nossa vida, e ainda existem muitos que não foram explorados. O número de oportunidades que essa tecnologia oferece também se reflete no aumento do número de startuo focadas nela. Este setor tem um investimento estimado de $4.8 trilhões de dólares nos próximos 5 anos.
Wearable – a tecnologia usada no corpo
A tecnologia está ganhando novas vertentes todos os dias. Saindo da tecnologia portátil, e daquela que cabe no bolso, agora vemos dispositivos que podem ser utilizados como acessórios. Eles são o wearables, e estão rapidamente se tornando parte de nossa vida, ou melhor, de nosso corpo.
Vários casos em que tecnologias dessa vertente salvaram vidas já foram registrados nos últimos anos (na maioria das vezes alertando sobre um ritmo cardíaco fora do normal). Além de monitoramento da saúde, os wearables são usados de forma extensa nas áreas de segurança e localização. Os usos mais interessantes destes dispositivos, porém, estão ligados a outras tecnologias emergente, como a Realidade Aumentada/Virtual e a neurociência.
Os headsets de realidade virtual já são comercializados de forma ampla. Os smart glasses também estão chegando no mercado, e, com eles, novas formas de utilização dessa tecnologia. De qualquer forma, esse é apenas o começo. Existe um grande mundo de oportunidades ligadas a essa área.
Inteligência Artificial
Em 2001, o filme “A.I. – Inteligência Artificial”, de Steven Spielberg, nos deu uma pequena visão do que pode ser o futuro da inteligência artificial. Agora, 17 anos depois, nós ainda não chegamos em um momento em que a história do filme possa ser aplicada, mas já passamos por imensas melhorias na tecnologia.
Baseada primeiramente no machine learning, a inteligência artificial já está tornando nossa vida mais fácil – seja através de carros autônomos, softwares ou assistentes pessoais.
Além desses produtos, a tecnologia está sendo usada de forma extensa para a detecção de fraudes, na personalização da experiência de compra e no suporte a clientes do setor de e-commerce.
O desenvolvimento dessa área se deve a centenas de startups, que estão explorando coletivamente o que pode ser feito junto à tecnologia num futuro próximo.
Realidade Virtual e Aumentada (VR/AR)
A realidade virtual e a realidade aumentada estão presentes há certo tempo, mas, no últimos anos, essas tecnologias receberam investimentos mais interessantes, que diminuiu de forma considerável as barreiras entre o mundo real e o mundo virtual.
Jogos e filmes em realidade virtual já estão transformando a indústria do entretenimento. O uso de realidade aumentada em museus e outras atividades também foi feita de forma rápida. Durante o Google Keynote de 2017, foram demonstradas várias formas como a tecnologia pode ser útil no dia a dia, através do Google Lens. No último ano, a Apple também lançou seu próprio ARKit, que vai fazer com que as experiências de realidade aumentada se tornem mais utilizáveis, fazendo com que elas sejam integráveis a todos os dispositivos com iOS 11.
Drones
A Tesla Mottors está próxima de conseguir revolucionar a indústria de transporte com carros elétricos melhores e mais baratos. Ainda assim, uma outra forma de transporte está próxima de trazer uma revolução: drones.
Nos dias de hoje, os drones estão sendo usados de forma extensiva para transporte, em várias partes do mundo. Outras aplicações podem incluir o combate a incêndios, ações de resgate, agricultura, registros em vídeo, e várias outras ações que antes necessitavam de helicópteros, e um esforço humano maior. Além disso, existem várias pesquisas envolvendo a área de veículos voadores, para locomoção pessoal, que é baseada na tecnologia dos drones.
Considerando todas as possíveis aplicações comerciais dos drones, analistas conseguem prever que o mercado pode crescer até 5 vezes nos próximos 5 anos – de $5.2 bilhões de dólares para 27. bilhões, em 2022.
Além dos usos comerciais, os drones também são populares nas atividades de laser, especialmente na área da fotografia. Sendo relativamente acessível, os drones se qualificam para a adoção do uso em massa.
Os drones estão chegando, e os empreendedores vão ser vorazes na forma de capitalização dessa tecnologia.
Conclusão
Muitas das tecnologias citadas acima já estão sendo desenvolvidas há vários anos, mas, em sua maioria, ainda estão sendo adotadas de forma lenta. Sendo assim, estão longe de serem aplicadas de forma perfeita. Essas imperfeições podem se tornar as oportunidades que os setores precisam para se desenvolver mais ainda, e oferecer um serviço completo para a futura geração de empreendedores.
Sendo assim, é imprescindível que os empreendedores, assim como as autoridades do governo que promovem o crescimento das startups, perceberam as oportunidades dessas áreas, e comecem a capitalizá-las.
Quer saber mais sobre as principais inovações tecnológicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que envolve o mundo do empreendedorismo, da tecnologia e dos aplicativos!
]]>