Escolhendo a melhor experiência interativa para seu aplicativo

Como as mídias sociais e o vídeo se tornam estratégias comuns de marketing, as pequenas empresas estão procurando novas maneiras de se destacar. O assunto da ficção científica futurista, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) se tornaram mais acessíveis do que nunca, prometendo a oportunidade de criar novas experiências para os clientes.

As empresas de jogos, animação e entretenimento tendem a ser as primeiras a adotar o VR e o AR, mas não são as únicas que estão de olho no futuro. Uma pesquisa recente da Clutch descobriu que 17% dos proprietários de pequenas empresas estão interessados ​​em explorar VR ou AR como uma ferramenta de marketing digital nos próximos anos.

Ao escolher se AR ou VR pode valer a pena o investimento, seus objetivos e orçamento podem guiá-lo para a direita solução de marketing.

1. Avaliar obstáculos potenciais

Para empresas sem raízes nas indústrias de tecnologia ou entretenimento, a VR pode servir como uma ferramenta de marketing em vez da principal oferta de produtos.

Os proprietários de empresas que estão implementando a realidade virtual geralmente concentram-se em aprimorar a reputação de suas marcas como aventureiras, imaginativas e modernas. Mas, para a maioria das empresas, existem obstáculos significativos à implementação de uma experiência de RV de alta qualidade.

Antes de investir em VR, faça algumas perguntas importantes:

  • Seus clientes têm acesso a dispositivos de VR?
  • Seus clientes estão dispostos a usar seus dispositivos de VR para interagir com sua empresa?
  • Existe uma maneira mais econômica de atingir seus objetivos?

Tenha em mente que não há muitos headsets VR de alta qualidade disponíveis e eles tendem a ser caros.

Felizmente, existem várias soluções para os obstáculos que a VR representará até que a tecnologia se torne mais acessível e amplamente disponível.

2. Atrair clientes com uma experiência de VR na loja

Para muitos, os dispositivos de VR ainda estão fora de alcance devido a despesas e falta de familiaridade com a tecnologia. Se seus clientes não tiverem acesso a dispositivos de VR, isso poderá criar uma oportunidade de usar a VR para atrair clientes para sua empresa. Para clientes que nunca encontraram VR antes, a perspectiva pode parecer alucinante.

Vamos imaginar que uma mercearia orgânica local esteja interessada em implementar uma experiência de VR para os clientes. Eles podem configurar uma instalação em sua loja com fones de ouvido de alta qualidade e uma experiência programada pronta para uso. Os clientes podem simplesmente colocar o fone de ouvido, ter uma experiência de 5 minutos e sair com a impressão de que a empresa está oferecendo algo único.

Para o máximo impacto, o conteúdo da experiência de VR pode iluminar uma história sobre a mercearia local e os produtos que ela vende. Por exemplo, a mercearia poderia fazer parceria com um de seus fornecedores de frutas para mostrar aos clientes a viagem feita por um único pêssego da árvore até o caminhão e, finalmente, até a prateleira da loja. Quando os visitantes tiram o fone de ouvido, eles podem se encontrar ao lado de uma exibição dos próprios pêssegos cuja colheita eles acabaram de testemunhar.

Esse tipo de experiência de VR pode ser criado por meio de imagens ou vídeos em 360 graus, que não são muito caros para serem gravados. O custo seria limitado a um ou dois headsets de VR e ao tempo que os membros da equipe gastariam para informar os clientes sobre como usá-los.

3. Olhe para AR para um mercado de massa

instalações de VR são promissoras, mas eles não vão funcionar para empresas de comércio eletrônico que não têm uma loja de tijolo e argamassa AR pode fornecer alternativas promissoras e altamente criativas.

A Pokemon Go provou que é possível fornecer uma experiência de AR amplamente acessível através dos telefones celulares de seus clientes. Tudo o que é necessário são os sensores e a câmera de um smartphone ou tablet, e os clientes podem brincar com objetos AR que aparecem na tela entre objetos no mundo real.

Além do jogo, o AR é particularmente valioso para empresas que vendem produtos como móveis. Ao criar uma experiência de AR, essas empresas podem ajudar seus clientes a visualizar como os produtos podem parecer em suas próprias casas.

Outra aplicação familiar do AR pode ser encontrada em aplicativos de mídia social como o Snapchat ou o Instagram, que colocam animações sobre imagens criadas pelo usuário. Esse uso de RA é mais conhecido como gravação de vídeo aumentada, mas pode alcançar efeitos semelhantes. Com 29% das pequenas empresas interessadas em investir na criação de vídeos, a adição de componentes aumentados ainda pode ajudar sua pequena empresa a se destacar.

AR pode parecer inteligente, mas, no fundo, nada mais é do que o uso do GPS, câmera, acelerômetro e giroscópio que já existem no smartphone do seu cliente.

4. Compare custos para escolher a ferramenta certa

VR, AR e opções de vídeo ou imagem aumentada existem em um espectro que contém uma variedade de pontos de preço e níveis de complexidade:

  • Os desenvolvedores AR usam componentes de terceiros obtidos de serviços baseados em assinatura em vez de criando experiências do zero. As licenças para o software AR não são muito caras – normalmente abaixo de US $ 2.000 por ano -, mas um desenvolvimento personalizado de AR pode custar mais de US $ 10.000.
  • Para criar uma experiência de RV, você pode alugar uma câmera de 360 ​​graus por cerca de US $ 500 e concluir o projeto inteiro por US $ 1.000.
  • A opção mais acessível e acessível seria simplesmente criar um vídeo, adicionar gráficos de marca ou animação para um efeito de estilo VR e enviá-lo para o YouTube ou outra plataforma de mídia social.

Ao considerar o que é certo para o seu negócio, é importante equilibrar a criatividade com o conhecimento de seus clientes. Pensando nesses fatores, você pode encontrar a ferramenta certa que pode ajudar sua empresa a se destacar.

Desenvolva seu aplicativo com a Codificar

Está pensando em desenvolver um aplicativo com as melhores táticas do mercado? Conheça o serviço de desenvolvimento de aplicativos da Codificar clicando aqui, e entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo: