Como definir o retorno de investimento do meu aplicativo
As melhores ferramentas analíticas para aplicativos estão amadurecendo, e chegando no mesmo patamar de ferramentas mais detalhadas do mundo web. No mundo competitivo que vivemos, é cada vez mais importante entender os dados de nossos aplicativos. Assim, podemos definir o que é o sucesso, e podemos planejar como vamos chegar lá. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos 5 dicas sobre como calcular e entender o retorno de investimento de seu aplicativo.
1. Crie um plano de mensuração
O plano de mensuração é uma forma de organizar a análise, como parte de sua estratégia digital. Você sabe o que quer conseguir com seu aplicativo, portanto, deve colocar em prática algumas táticas para atingir seu objetivo. A partir disso, você será capaz de mensurar seu sucesso. O Google recomenda os seguintes passos:
- Documente os objetivos de seu negócio;
- Identifique as estratégias e táticas que podem alcançar estes objetivos;
- Escolha as métricas que serão seus KPI’s (indicadores de performance);
- Decida como você precisará segmentar seus dados;
- Escolha os alvos de seus KPIs.
Pelo menos alguns de seus indicadores de performance (KPI) devem ser mensurados em moeda, mesmo que eles não sejam referentes a vendas ou assinaturas. Independente do que é o seu negócio, você possui clientes que usam seu aplicativo e, em algum momento, irão ser fonte de renda. Se seu aplicativo não possui nenhuma forma óbvia de criara renda, você pode pensar nas ações do aplicativo que podem levar o usuários gerar retorno financeiros. É aqui que entram os valores intangíveis. Exemplo: se um usuários viu três vídeos utilizando seu aplicativo, e depois faz uma compra em seu website, o quanto dessa venda deve ser atribuído ao aplicativo e ao website? Fazer uma mensuração clara dos indicadores de performance pode te ajudar a fazer essas decisões.
2. Calcule o valor do ciclo de vida de seus clientes
O valor do ciclo de vida de um cliente (lifetime value, no inglês) mostra o que você deve esperar conseguir e cada um de seus clientes até que eles parem de usar seu aplicativo. Existem várias formas de calcular esse valor, dependendo de seu modelo de negócios e a precisão desejada, mas normalmente é uma questão do valor monetário que você espera conseguir de cada usuários, e por quanto tempo você consegue retê-los. Fazer a mensuração de pelo menos alguns de seus KPIs em dinheiro faz com que essa tarefa fique mais simples. Independente de qualquer coisa, essa já é uma métrica bem útil. Um negócio que depende de assinatura pode utilizá-la para prever situações a longo prazo, e você pode focar seu trabalho em aumentar o valor individual de cada usuário. Essa métrica é ainda mais importante pare entender o quanto cada cliente contribui ao seu negócio, para entender o quanto pode ser investido.
3. Entenda seus gastos
O próximo passo é entender o quanto você precisa gastar para conseguir o retorno de seus clientes. O que entra em consideração aqui depende de suas necessidades corporativas, como por exemplo:
- Desenvolvimento de um aplicativo;
- Infraestrutura;
- Marketing;
- Retenção, incluindo serviço do consumidor;
- Manutenção, incluindo as novas implementações e análises;
Obviamente, uma porcentagem desses gastos dependem de seu modelo de negócios. Em alguns casos, o desenvolvimento pode ser considerado um gasto único, e você pode querer gastar dinheiro apenas com novos usuários. Em outros casos, você pode querer fazer tudo. Seja transparente ao calcular esses gastos, por isso vai ajudá-lo a encontrar os resultados corretos de retorno de investimento.
4. Reconheça que nem todos os clientes são iguais
A coisa mais simples a se fazer neste estágio seria comparar o custo por usuário com o valor de ciclo de vida. Infelizmente, essa tática acaba por imaginar que todos os usuários possuem o mesmo custo e geram o mesmo valor de renda. A verdade é mais complicada que isso. Você gasta menos para manter um usuário que instalou seu aplicativo através de uma indicação do que para manter um usuário que você conseguiu através de uma campanha de marketing. Mas isso não significa que alguns usuários chegam até você sem nenhum custo. Sempre existem custos associados com a atração de novos clientes, mas isso quer dizer que são custos diferentes. Alguns usuários tem valor de ciclo de vida maiores que outros. Isso pode significar que os usuários que você consegue por indicação podem ser mais fiéis do que você consegue através do marketing, ou até mesmo o contrário. Depende de você entender o quanto você quer analisar estes números, mas você deve pelo menos segmentar seus canais de aquisição e calcular o custo de cada instalação de aplicativo.
5. Faça com que suas métricas gerem ações
Agora que você possui uma análise mais sofisticada de seus custos e renda, você pode achar que deve subtrair um do outro e conseguir seu ROI. Não é exatamente assim. Seu retorno de investimento não é algo imutável, que você pode definir e esquecer. Você nunca iria criar um aplicativo e, depois de conseguir alguns usuários e renda, desativá-lo. No fim, a mensuração do retorno de investimento de um aplicativo é uma questão de entender onde você está, e até onde quer chegar. As necessidades dos clientes, novas tendências e mudanças tecnológicas também devem fazer parte de um processo interativo. Com uma estratégia de mensuração clara, você pode usar seus dados para determinar novas metas para seus KPI, e determinar as melhores formas de conseguir melhorar. Você pode usar seu ROI para entender quais são os melhores canais de aquisição de clientes, por exemplo. O retorno de investimento de seu aplicativo é, portanto, um guia para sua estratégia digital. Se você consegue fazer uma boa análise, levando em consideração os contextos, esses dados podem te ajudar a entender o que está dando certo e o que pode melhorar. Se você deseja saber mais dicas sobre como conseguir sucesso com seu aplicativo, assine nossa newsletter, e receba em seu e-mail as novidades publicadas em nosso blog:
]]>