Engajamento: Saiba como com os app de gamificação

Um app de gamificação pode reduzir a ineficiência e a baixa produtividade da sua equipe, gerando mais engajamento. Esses são problemas enfrentados por todo tipo de negócios, de diferentes portes e segmentos.

Usando a metodologia da gamificação, o que está ocorrendo é que muitos gestores estão retomando o apoio dos colaboradores e vendo sua empresa recuperar o ritmo de crescimento.

Essa novidade da tecnologia contribui para tornar o ambiente de trabalho mais prazeroso, melhorando a motivação e o envolvimento dos colaboradores em busca de um objetivo comum.

Neste artigo vamos abordar essa metodologia de uma forma que vai fazer você entender melhor como a gamificação pode ser importante para sua empresa.

O que é gamificação?

Trata-se de um processo que envolve a utilização dos elementos de games para resolver problemas do dia a dia que dependem do engajamento das pessoas.

No trabalho, como em uma empresa de instalação de ar condicionado multi split, a gamificação favorece um tipo de incentivo motivacional que não é baseado na recompensa, e sim no reconhecimento e significado pessoal.

Como atua a gamificação nas empresas?

Nas empresas, as ideias de gamificação são estratégias de interação entre a marca e o público-alvo. De forma básica, esse recurso utiliza a mecânica dos games através de uma plataforma de gamificação para deixar um produto ou serviço tradicional mais atrativo.

Em um exemplo da gamificação em empresas, imagine que seu filho odeia escovar os dentes. Uma vez que isso é um acontecimento muito comum entre as famílias, uma empresa lança uma escova dental diferente.

Imagine um aparelho que interage com a criança à medida que ela faz a escovação, avisando se está correta ou não. Dessa forma seu filho é incentivado a completar a prova até o final para poder ganhar pontos pela participação.

Consegue perceber o potencial de sedução que esse recurso pode oferecer para seu negócio de cortinas em lona?

Hoje em dia, no mundo corporativo, a gamificação nas empresas é aplicada em duas situações: para aumentar o envolvimento de clientes com as marcas e para melhorar o desempenho dos funcionários nas empresas.

Uma solução simples aplicada por algumas organizações dentro da estratégia de gamificação é oferecer recompensas à medida que os produtos e serviços são adquiridos.

Podemos dizer que funciona como um programa de fidelidade, que incentiva o consumidor a comprar por meio de acúmulo de pontos no cartão.

Por que utilizar a gamificação para engajar o time?

Para entender o impacto que a gamificação agregará no engajamento e motivação dos colaboradores, primeiro é preciso entender como e por que essa estratégia funciona.

O cenário que temos é um novo perfil de trabalhadores extremamente engajados com o mundo digital e que adora jogar jogos eletrônicos. No entanto, a maioria das empresas contam com tarefas e processos desestimulantes, tornando o trabalho entediante.

Visando reduzir os índices de desmotivação, a taxa de rotatividade ou turnover e a consequente queda da produção, empresas estão mudando seu estilo de trabalho com ajuda da gamificação e melhorando o engajamento de seus colaboradores.

Isso acontece em uma empresa de comprar elevador comercial, porque o resultado do trabalho passa a ter um feedback amigável sobre a ação do colaborador, de forma que ele entende melhor as consequências do seu desempenho e se envolve mais.

Pense em uma empresa onde um vendedor precisa ativar 4 contatos diariamente, mas sua média é apenas 2. Com uma estratégia de gamificação você pode ajudar os vendedores a atingir os 4 contatos diários.

Podemos concluir que a gamificação tem se provado muito bem-sucedida em envolver as pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e resolver problemas crônicos do negócio.

Como engajar a equipe por meio da gamificação?

Perceba que a gamificação é uma estratégia, ou seja, uma forma de atingir um objetivo. Logo, antes de pensar em um projeto de gamificação é fundamental ter bem claro qual o objetivo de negócio que essa estratégia pode contribuir.

Esse objetivo geralmente tem a ver com a melhora de algum indicador da empresa que está diretamente associado à ação das pessoas, como:

  • Aumento de propostas comerciais;
  • Redução de consumo de insumos;
  • Melhorar a produtividade da equipe;
  • Diminuir a taxa de retrabalho.

A partir disso, um projeto de gamificação trará uma solução para sua empresa de conserto de maquina industrial para articular pessoas, processos e ferramentas necessárias para cumprir seu objetivo.

Visando articular esses três recursos tão importantes, a estratégia de gamificação geralmente envolve adotar novas tecnologias, como softwares, apps, sites, entre outros, ou fazer uma integração com os softwares que a organização já utiliza.

7 vantagens da gamificação nas empresas

Listamos a seguir 7 benefícios que a gamificação traz para as empresas que decidem empregá-la:

  • Impulsiona os resultados de marketing;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Gera mais motivação entre os usuários;
  • Promove a retenção de conhecimentos;
  • Incentiva a colaboração em equipe;
  • Oferece vantagem competitiva;
  • Permite feedbacks valiosos.

Certamente, ao ver esses benefícios você está repensando em como pode usar essa estratégia na sua empresa.

Vantagens no engajamento de clientes

Vendo essas vantagens da gamificação nas empresas, você já deve ter percebido que a diversão é um quesito fundamental para manter clientes engajados. A gamificação permite oferecer uma experiência única e memorável em um momento lúdico.

É por isso que este recurso é utilizado em uma fabricante de armário inox para laboratório e nos mais diversos segmentos, garantindo uma maior participação de clientes e colaboradores.

Esse sucesso das ideias de gamificação pode ser explicado por essa tecnologia oferecer um programa de pontos, conquistas e oferecer inúmeros desafios.

Todos gostamos de vencer um bom desafio e receber uma boa recompensa por isso, dessa forma o prêmio é um elemento indispensável para que o usuário queira interagir novamente.

Esse prêmio pode ser dado na forma de descontos no site, medalhas virtuais ou outras formas. É possível também dividir o cliente em categorias, de forma que quando alcança um determinado nível, é promovido para uma fase mais importante.

Quero aplicar no meu produto, por onde começo?

Separamos alguns passos importantes para começar a planejar a experiência de gamificação para sua empresa.

  1. Defina qual comportamento deseja engajar

Uma empresa de ar condicionado para industria precisa ter muito claro qual atitude ou ação espera do engajamento.

Você pode querer fazer seu usuário retornar e usar continuamente sua solução, ou querer que ele compartilhe ou que faça divulgações voluntárias.

  1. Saiba quais problemas do usuário você quer resolver

Depois de saber qual comportamento você quer engajar, é preciso entender quais os problemas e dores dos usuários estão envolvidos para criar uma experiência incrível.

Talvez o usuário fique cansado ou tenha dificuldade de lembrar de algo, ou fique desmotivado com frequência em relação a atividade X, ou ainda tenha dificuldade de aprendizado.

  1. Mapeie quais variáveis deseja alcançar

É preciso definir metas que demonstrarão o sucesso do seu projeto e o engajamento de seus elementos de game.

Pense em quantos novos usuários você gostaria de captar, quanto tempo quer que o usuário fique na plataforma, quanto você quer atingir de taxa de retorno ou de visitas diárias.

  1. Defina quais elementos que farão parte da solução

Sua empresa de outorga de uso de água subterrânea precisa ter definido quais elementos dos games serão usados para atingir seus objetivos. Podem ser avatares novos, níveis, pontos, recompensas, progressão, entre tantas outras opções.

  1. Defina os elementos funcionais

Outro planejamento que você precisa ter é como os componentes do jogo irão funcionar, quais serão as regras e as táticas de incentivo.

Os primeiros passos da gamificação

Assim como qualquer estratégia de marketing, a gamificação nas empresas precisa ser planejada, elaborada e colocada em prática de forma alinhada aos objetivos da empresa.

É parte fundamental do processo conhecer muito bem o público-alvo e saber suas expectativas.

Sua projeção envolve a definição do que se deseja, os recursos e processos que serão gamificados e as ferramentas necessárias que precisam ser integradas ou desenvolvidas para essa finalidade.

Integrar sistemas é algo necessário para capturar o comportamento do usuário e registrar feedbacks.

Para uma empresa, como um fabricante de motor de portão basculante rápido, adotar essa tecnologia envolve novas práticas de relacionamento com clientes e colaboradores.

Seguindo como todo jogo, ele precisa ter regras e esse recurso precisa de um monitoramento dos resultados atingidos, sendo importante para ajustar ações e providenciar melhorias frequentes.

Conclusão

Como você conferiu neste artigo, a gamificação nas empresas pode proporcionar um significativo impacto nos seus negócios.

Com ela é possível engajar clientes e colaboradores em um nível mais profundo, tornando a marca mais atraente por proporcionar uma boa experiência para o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.