Aplicativos nativos vs Aplicativos híbridos: o que escolher?

Aplicativo nativo vs. híbrido: qual é a diferença?
A primeira coisa a mencionar falando sobre a diferença entre aplicativos nativos e híbridos é que os nativos são desenvolvidos para uma plataforma específica como o iOS ou o Android. Mergulhando mais nas peculiaridades técnicas, devemos mencionar que os aplicativos nativos são construídos com linguagens de programação que são oficialmente suportadas pela plataforma. Para Android, essas linguagens são Java e Kotlin, enquanto para iOS Objective-C e Swift.
E quanto aos aplicativos híbridos? Eles são criados com a ajuda de tecnologias da Web, como JavaScript, CSS e HTML, que são combinadas. Então, tecnicamente, aplicativos híbridos são sites colocados em um aplicativo nativo para parecer e funcionar como eles. No entanto, os aplicativos híbridos aproveitam os recursos de plataforma cruzada e usam uma base de código para abranger várias plataformas, ao contrário dos aplicativos nativos. Aplicativos nativos e híbridos podem ser distribuídos pelos mercados oficiais, como App Store e Google Play.
Há um tipo de confusão quando se trata de definir o que é um aplicativo híbrido, o que é um aplicativo de plataforma cruzada e como esses dois realmente diferem. Vamos tentar explicar isso.
De fato, eles são bastante semelhantes entre si, mas uma pequena diferença ocorre. Durante o desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma, os programadores podem fazer uso de ambas as tecnologias web que já discutimos e as não-web (por exemplo, orientadas para o .NET). Estruturas de aplicativos híbridos como Xamarin e Ionic tornam isso possível e fornecem aos desenvolvedores mais poder ao criar aplicativos. Para o resto, eles são idênticos e o termo ‘aplicativo híbrido’ é aplicável para ambas as noções.
O que temos então? Os aplicativos nativos são criados especificamente para uma plataforma, enquanto os aplicativos híbridos podem funcionar em várias plataformas e têm um bom desempenho, apesar de serem sites na Web.
Na verdade, você mal distinguirá um aplicativo híbrido de qualidade do nativo. Os exemplos de aplicativos híbridos mais precisos são o Uber, o Instagram e o Twitter. Você sabia que aqueles eram híbridos?

Prós e contras de aplicativos híbridos

Antes de tomar a decisão de criar o aplicativo híbrido, você deve estar ciente de seus pontos fortes e fracos. Como já mencionamos, esses aplicativos são originalmente sites compactados em contêineres nativos. Por sua vez, para acessar recursos nativos, os aplicativos híbridos precisam usar APIs especializadas. Dessa forma, os recursos desses aplicativos podem ser limitados devido à necessidade de usar ferramentas de terceiros para acessar determinados recursos.
O desenvolvimento de aplicativos híbridos é considerado um bom ajuste para produtos focados em conteúdo. No entanto, se você precisar de algo complexo, isso poderá aumentar drasticamente as despesas e nem será impossível implementá-las.
Então, aqui está o que você deve saber se considerar a opção de desenvolvimento de aplicativo híbrido.

Vantagens de aplicativos híbridos

Vamos primeiro falar sobre os benefícios de aplicativos híbridos e, em seguida, passar para suas desvantagens.

Trabalhe em várias plataformas

As capacidades de plataforma cruzada podem se tornar o fator decisivo para muitas partes interessadas que fazem uma escolha entre aplicativos nativos ou híbridos. Aplicativos híbridos podem rodar tanto o Android quanto o iOS com apenas uma base de código.
Isso significa que você não precisa criar o aplicativo para cada plataforma, como no caso de aplicativos nativos. Os desenvolvedores de dispositivos móveis criam a base de código única que pode funcionar no Android e no iOS.
Esta é uma boa notícia para as partes interessadas cujo objetivo principal é atingir o máximo de público possível. Além disso, eles não precisam decidir qual plataforma criar primeiro, pois o amplo alcance pode ser alcançado com uma única solução.
Esse benefício dos aplicativos híbridos será definitivamente útil para você, caso você precise de uma solução para dispositivos móveis que aumente o reconhecimento da marca.

Mais rápido para construir

É menos demorado criar um aplicativo híbrido em comparação com o nativo. Os desenvolvedores não precisam criar uma nova base de código para cada plataforma. Além disso, os processos de construção e teste são mais fáceis até certo ponto e o engenheiro de QA precisará de menos tempo para garantir que o produto esteja livre de bugs e de alta qualidade.

Mais fácil de mudar e atualizar

Aplicativos nativos e híbridos também diferem em aspectos como fazer alterações e atualizar.
Novamente, devido à única base de código, sua equipe de desenvolvedores não precisa trabalhar com cada plataforma separadamente para, digamos, alterar o posicionamento de vários elementos. É o suficiente para fazer alterações uma vez e elas serão aplicadas a todas as plataformas em que seu aplicativo híbrido funciona.
Comparando aplicativos híbridos com aplicativos nativos, vale a pena mencionar que as atualizações contendo correções de bugs e aprimoramentos são implementadas de maneira melhor em aplicativos híbridos. Pelo menos do ponto de experiência do usuário. Os usuários não precisam baixar a versão mais recente do seu aplicativo manualmente através dos mercados para se livrar de um bug irritante que apareceu de repente há algum tempo. Esta é uma situação bastante comum para o setor de TI e os aplicativos híbridos são mais flexíveis a esse respeito.
Se algum tipo de problema ocorrer em uma página que é carregada de um servidor, os desenvolvedores podem corrigir isso e os usuários receberão a versão atualizada na próxima vez em que iniciarem o aplicativo.

Mais barato para construir

Devido à única base de código, o aplicativo híbrido que executa o iOS e o Android pode ser implementado por quase o mesmo período de tempo necessário para criar um aplicativo nativo para uma plataforma. O tempo de desenvolvimento influencia diretamente o custo final do seu produto.
Por exemplo, na Ucrânia e em alguns outros países da Europa Oriental, o preço de uma hora de desenvolvimento varia entre 40 e 50 dólares. Se demorarmos um tempo aproximado necessário para desenvolver um aplicativo de complexidade média (~ 600 horas) e multiplicá-lo por 50 $, obteremos um custo de desenvolvimento igual a $ 30K.
Esse é o preço aproximado de um aplicativo híbrido que funciona em várias plataformas ou para um aplicativo nativo que pode funcionar em uma única plataforma. Além do mais, esse é o preço para a região do concreto, já que na América do Norte uma hora de desenvolvimento pode custar de US $ 100 a US $ 250.

Desvantagens de aplicativos híbridos

Como é hora de aprofundar a comparação de aplicativos nativos versus aplicativos híbridos, consideremos as desvantagens dos aplicativos híbridos.

Conexão de internet

Aplicativos híbridos são sites em seu núcleo e eles exigem uma conexão de internet constante para fornecer a gama completa de recursos para os usuários. Dessa forma, você pode enfrentar certas dificuldades ao implementar o acesso off-line a uma parte de sua funcionalidade.
Além disso, comparando aplicativos híbridos com aplicativos nativos, devemos dizer que leva mais tempo para que aplicativos híbridos carreguem todos os seus elementos e, respectivamente, eles possam funcionar mais lentamente.
Essa é a razão pela qual a abordagem híbrida é adequada para aplicativos orientados a conteúdo. Eles são bastante simples e não sobrecarregados com funções complexas para trabalhar rápido o suficiente.

Capacidades limitadas

Devido à natureza da arquitetura de aplicativos móveis híbridos, eles contam com plug-ins para acessar os recursos internos de um dispositivo. A desvantagem de tal método é que esses plugins podem estar desatualizados ou não confiáveis. Além disso, os desenvolvedores podem precisar criar plug-ins por conta própria, caso não haja soluções prontas que permitam acessar uma certa parte da funcionalidade do dispositivo que você precisa.

Má experiência do usuário

É algo que deve estar em um nível alto, independentemente do que você escolher: um aplicativo nativo ou híbrido. Infelizmente, a experiência do usuário não é o lado forte dos aplicativos híbridos, pois a interface das plataformas iOS e Android deve se encontrar em algum lugar no meio. Caso você se concentre demais no Android, a experiência será pior para os usuários do iOS e vice-versa.

Necessidade de desenvolvedores de aplicativos nativos

O paradoxo é que você provavelmente precisará de desenvolvedores de aplicativos nativos para construir um aplicativo híbrido. Isso porque a abordagem de desenvolvimento de aplicativos híbridos ainda não pode resolver uma variedade de problemas funcionais que são básicos para o desenvolvimento nativo. Assim, você pode precisar de um desenvolvedor nativo como parte de sua equipe para criar um produto de qualidade.
Prós e contras de aplicativos nativos
Aplicativos nativos são criados especificamente para um sistema operacional. Eles seguem as diretrizes destinadas a aprimorar e alinhar a experiência do usuário no sistema operacional. Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens dos aplicativos nativos.

Vantagens de aplicativos nativos

É sempre melhor começar com os lados positivos, então vamos primeiro considerar os benefícios dos aplicativos nativos.

Rica experiência do usuário

Esta é uma vantagem inegável de aplicativos nativos. Desenvolvedores móveis e designers de UX podem concentrar seus esforços em adaptar a funcionalidade do aplicativo a uma plataforma que tenha sua própria linguagem de design, elementos exclusivos e gestos definidos.
Tudo isso permite alcançar o senso de unidade e permitir que os usuários naveguem mais intuitivamente pela interface, além de entender melhor a funcionalidade de seu aplicativo.
Além disso, os aplicativos nativos podem fazer uso total dos recursos do modo off-line, enquanto tudo não é tão fácil com os aplicativos híbridos. Os desenvolvedores podem enfrentar muitos problemas durante a implementação do modo offline.

Alta performance

Considerando o desenvolvimento de aplicativos híbridos e nativos, devemos abordar a questão do desempenho.
O aplicativo que foi criado e otimizado para uma plataforma específica pode demonstrar um nível inacreditavelmente alto de desempenho. Os desenvolvedores lidam com o consumo de bateria e memória para alcançar resultados decentes.
No entanto, os aplicativos nativos são executados rapidamente não apenas por causa da otimização, mas do próprio código. Ele funciona mais rápido conforme é escrito na linguagem de programação suportada nativamente pela plataforma. Além disso, isso permite integrar novos recursos de maneira mais rápida.

Questão de segurança

Criar um aplicativo nativo é a única maneira de garantir a seus usuários uma proteção de dados confiável. É tudo sobre matemática. O poder total do hardware deve ser empregado para processar tarefas e os aplicativos híbridos não podem aproveitar ao máximo o hardware.

Funcionalidade completa

Se você está procurando razões pelas quais os aplicativos nativos são melhores, devemos enfatizar que eles têm acesso total a bancos de dados, recursos de hardware de um dispositivo. Além disso, sua funcionalidade não está limitada a plug-ins ou outras ferramentas de terceiros.
As aplicações nativas não possuem limitações relacionadas à criação da interface, pois não precisam considerar as peculiaridades de vários sistemas operacionais para atender aos requisitos de cada um.

Personalização

A fragmentação dificulta o ajuste do layout para diferentes dispositivos. Isto é especialmente verdadeiro para dispositivos baseados em Android. O desenvolvimento nativo é a única maneira de manter o design em um alto nível e oferecer uma ótima experiência a todos os usuários do produto.

Desvantagens de aplicativos nativos

Finalmente, vamos considerar os pontos fracos do desenvolvimento de aplicativos nativos.

Custo de desenvolvimento

O processo de desenvolvimento do aplicativo nativo é complexo e requer a participação de pessoal mais qualificado. É por isso que você pode esperar gastos consideráveis.

Tempo de desenvolvimento

Este tipo de aplicativo requer mais tempo para ser construído. Se você precisa de aplicativos para ambas as plataformas e precisa deles rapidamente, é melhor pensar em desenvolvimento simultâneo.

Quando escolher um aplicativo nativo ou híbrido

Aplicativos híbridos

Eles são perfeitos para projetos simples e orientados a conteúdo. Você também pode considerar essa variante caso tenha um orçamento apertado ou precise criar um aplicativo para as duas plataformas dentro de um período de tempo limitado. Além disso, os aplicativos híbridos se adaptam melhor ao MVP, já que você pode testar seu produto em várias plataformas sem gastos consideráveis.

Apps nativos

Se os recursos personalizados, o desempenho, o bom design e a confiabilidade realmente importarem para o seu projeto, esse método de desenvolvimento é a opção certa para você.

Desenvolvimento de Aplicativos

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a fazer sua escolha ou pelo menos esclarecer alguns pontos. Caso você tenha alguma dúvida ou queira que calculemos seu projeto, basta entrar em contato conosco.
Desenvolvimento de aplicativos
]]>