Conheça as plataformas de serviço de motoboy

As plataformas de motoboy são uma forma digital de oferecer os serviços de empresas especializadas no mercado digital. É uma simples extensão de um serviço que já existia anteriormente, mas precisava ser realizado via telefone. Oferecer este serviço dessa forma dispensa a necessidade de motoboys fixos em grandes empresas, já que eles podem ser solicitados a qualquer momento, de forma simples. Além disso, os motoboys também conseguem uma nova forma de atuar, de forma a aumentar o fluxo de solicitações e, em consequência, sua renda. As empresas de serviço de motoboys podem possuir várias formas de atuar pelo mercado, mas todas focam em oferecer um serviço simples. Com sites e aplicativos, elas disponibilizam seus serviços para todos os tipos de dispositivos. Mas afinal, como funcionam um plataforma de serviço de motoboy? Falaremos mais sobre a forma de funcionamento a seguir.

Como funciona uma plataforma de serviço de motoboy

A maioria das plataformas são inspiradas no modelo de negócios Uber. Desde que o aplicativo foi criado, centenas de startups ao redor do mundo descobriram que é possível adaptar sua forma de atuação. Sendo assim, as plataformas funcionam com a seguinte estrutura de uso:

1. Criação de conta/login

Neste momento, o usuário informa qual tipo de conta ele utilizará: corporativa ou pessoal (pessoa física). Isso pode afetar a disponibilidade e detalhes do serviço prestado, dependendo da plataforma escolhida. Após ter uma conta criada, é apenas necessário fazer login no site ou aplicativo da plataforma escolhida.

2. Endereços de entrega

Essa é uma parte simples. você deve informar à plataforma qual rota o motoboy deve seguir. São pelo menos duas rotas necessárias, mas outras podem ser adicionadas. Se você precisa entregar algum documento, você coloca o endereço de sua empresa como o inicial, e o do destinatário como endereço final. Caso você precise que o destinatário assine um contrato e devolva, você pode solicitar que o motoboys retorne até o endereço inicial. Dessa forma, o profissional terá todas as informações necessárias para te atender da melhor forma. Em algumas plataformas, é possível instruir o motoboy sobre as atividades que devem ser realizadas em cada um dos endereços, de forma detalhada. Assim, é possível garantir agilidade e eficiácia no serviço prestado.

3. Estimativa de preço e forma de pagamento

Seguindo o modelo Uber, as entregas das plataformas do serviço de motoboy proporcionam uma estimativa de preço antes de sua contratação. De acordo com as informações de localização enviadas para a plataforma, é estimado o  preço total. Você também pode escolher qual a forma de pagamento preferida para este serviço.

4. Designação de motoboy

A plataforma, então, ira designar um motoboy para atender sua solicitação. Várias coisas podem ser levadas em consideração, como a disponibilidade do profissional. De qualquer forma, o fator mais avaliado é a geolocalização. As plataformas de motoboys, por prezarem pela agilidade no serviço prestado, sempre enviarão suas solicitações ao profissional mais próximo. Assim não só o tempo de deslocamento será menor, e sua solicitação finalizada de modo mais rápido, mas os custos para o motoboy também serão menores. Em seguida, ao receber sua solicitação através do aplicativo, o motoboy deve aceitá-la. Assim que aceita, ele terá acesso a todas as informações deixadas por você.

5. Acompanhamento da entrega

Enquanto o motoboy cumpre sua solicitação, você continua no controle. Através da tecnologia de GPS atrelada ao aplicativo de motoboy, você consegue acompanhar em tempo real a localização do profissional. Dessa forma, você pode ficar tranquilo, enquanto o serviço de motoboy é realizado.

6. Finalização

Ao finalizar o serviço, algumas plataformas permitem que você dê uma nota ao motoboy que lhe atendeu. Esta é uma forma de recomendar o serviço para outras pessoas, e garantir que os profissionais façam um bom trabalho. Além disso, você recebe uma nota fiscal do serviço prestado. Este documento é muito importante para que você possa prestar contas, no caso de um serviço prestado de forma corporativa.

As principais diferenças entre as plataformas de serviço de motoboy

Apesar de funcionarem com um estilo de modelo de negócios parecido, existem alguns pontos que podem ser diferentes. Estes pontos são responsáveis por trazer experiências únicas aos usuários, e são utilizados como os principais atrativos dessas plataformas. Abaixo citamos algumas das principais categorias de diferenciação entre as plataformas de serviço de motoboy:

1. Atuação

A forma de atuação de uma plataforma de serviço de motoboy é o primeiro ponto a ser considerado. Algumas plataformas possuam a atualização limitada a certas localizações e cidades. Aplicativos baseados em localização, como o Uber, tendem a iniciar suas atividades  em uma área limitada, e expandir com o tempo. Essa estratégias é uma forma de testar a plataforma e a demanda antes de disponibilizá-la para todos os usuários. As principais áreas de atuação dessas plataformas são os grande centros urbanos. Neles as startups possuem um número considerável de demandas dentro de uma área geográfica limitada.

2. Composição de preço

A composição de preço de plataformas de serviço de motoboy possuem elementos fixos e variáveis. Entre esses elementos, estão:

  1. Preço mínimo: é o valor mínimo a ser cobrado pelo serviço prestado, sendo considerada uma distância mínima de atuação. Independente da distância entre os locais de origem e de entrega, nenhum serviço prestado terá um preço menor que este.
  2. Preço por km: este é um adicional de preço que leva em consideração a distância a ser percorrida pelo motoboy, entre o ponto de origem e todos os outros. Sendo assim, quanto mais distantes, ou quanto mais paradas o serviço exigir, maior será o preço final.
  3. Preço por minuto: Esta é uma forma de cobrança adicional baseada no tempo de execução do serviço. Nem todos as plataformas são adeptas a essa forma de cobrança, porém. Sua adição é pensada para compensar o profissional pelo tempo adicional que não foi planejado, como a existência de trânsito em grandes centros urbanos.

Levando em consideração estes três pontos, o sistema de cada uma das plataformas consegue oferecer a composição do preço final automaticamente, através de seus portais e aplicativos. Isso faz com que essas plataformas e aplicativos, que seguem o modelo de negócios e de atuação do Uber, possam trabalhar de forma segura, sem surpresas nas cobranças.

3. Área corporativa

O serviço de motoboy é utilizado, principalmente, por empresas. Durante dias úteis, essas corporações precisam entregar ou receber documentos e contratos, e é aí que o motoboy se faz necessário. Antes, era preciso a contratação de um motoboy próprio, ou a criação de uma parceria entre as empresas e uma prestadora de serviços de motoboy. Hoje, com a facilidade das plataformas e aplicativos, as empresas conseguem fazer suas contratações de forma mais rápida, assim que a necessidade aparecer. Por isso, a maioria das plataformas conta com uma área corporativa exclusiva. A área corporativa é uma forma simples de uma empresa controlar e solicitar a prestação do serviço com segurança. Assim, além de conseguir fazer uso deste serviço, as empresas tem acesso aos principais relatórios e a um atendimento especial. As principais plataformas de motoboy fazem uso deste tipo de serviço, por saberem que estes são seus principais clientes.

4. Sistema de indicação

Este sistema de indicação é parecido com o do Uber e vários outros aplicativos que atuam de forma semelhante. Ao indicar um amigo ou empresa para o uso do aplicativo, as plataformas oferecem descontos para os novos adeptos e para quem os indicou. Essa indicação acontece através de um código personalizado. Oferecer descontos e créditos em conta é uma forma efetiva de uma plataforma continuar adicionando usuários à sua base, e, dessa forma, crescer seu negócio. Através deste desconto, mais usuários se sentem motivados a experimentar o serviço oferecido. Se o usuário tiver uma experiência positiva, as chances de que ele continue utilizando essa plataforma aumenta. Esse é o foco de todos os aplicativos no modelo Uber de negócio: manter uma grande base de usuários fiéis.

5. Operação de franquias

Como dito anteriormente, algumas plataformas de serviço de motoboy têm sua atuação limitada a alguns lugares. Essa ainda é a realidade de grandes empresas, até mesmo o Uber. Sendo assim, ao trabalhar sua expansão, podem ser escolhidas duas formas principais: a criação de novas filiais ou a criação de franquias. As filiais são extensões diretas da empresa, que atua em uma área diferente da original, ou seja, da sede. Já as franquias consistem em uma extensão da empresa por meio de unidades comandadas de modo separado. Sendo assim, cada franquia possui sua própria forma de independência, enquanto seguem um modelo de atuação único.

As principais plataformas de serviço de motoboy

Agora que você já sabe todos os detalhes da forma de atuação das plataformas de serviço de motoboy, vamos falar sobre as principais empresas que já atuam nessa área:

Loggi

Fundada no fim de 2013, em São Paulo, a Loggi é conhecida como a plataforma que revolucionou o motofrete. Empresas de todos os portes fazem uso de motoboys para entrega rápida de documentos e pequenas mercadorias. Antes, tudo dependia de um motoboy fixo, contratado pela empresa. É aí que essa startup decidiu inovar. Não são necessárias mais ligações: com poucos cliques você passa todos os dados, e tem uma estimativa de preço. Além de tudo, a plataforma também permite o tracking. Uma inovação como esta também ajuda os motoboys, que, por sua vez, têm uma maior número de solicitações.

Rapiddo

A Rapiddo, com o slogan “Motoboy em um clique”, é uma das grandes concorrentes da Loggi nas grandes cidades. Eles oferecem um serviço parecido: com base na geolocalização, você pode solicitar um serviço de motofrete. Através da plataforma, você pode escolher os destinos, e fazer o pagamento de forma facilitada. Este é mais um exemplo de como o modelo Uber pode ser adaptado a outros mercados.

EasyDeliver

Focado na praticidade, o EasyDeliver permite a contratação de motoboys e motofretisstas em segundos, diretamente de seu smartphone ou computador. Baseado em geolocalização, a plataforma funciona de forma bem parecida ao Uber. Seu principal diferencial está no treinamento dos profissionais, que acontece de forma presencial, dentro das principais diretrizes da empresa. Essa é uma medida que pretende aumentar a satisfação dos clientes, e padronizar a atuação da empresa. As entregas acontecem 24h por dia, 7 dias por semana, para a maior comodidade do contratante. Este aplicativo começou sua atuação apenas na área do Rio de Janeiro e ainda trabalha em expansão. O EasyDeliver também é aberto a parceria com restaurantes, através do EasyDeliver Food.

MoblyBoy

Funcionando de modo parecido ao EasyDeliver, o MoblyBoy também é focado na contratação de motoboys e motofretistas. Com os painéis de gerenciamento, você consegue ter controle sobre todas as suas solicitações. Ao solicitar um profissional, o sistema do MoblyBoy aponta para o motoboy mais próximo, sem necessitar a interferência de terceiros. Segundo eles, como todo direcionamento é feito de forma automática, esse serviço pode ser oferecido de forma até 30% mais, barata. Além disso, a plataforma aposta em estimativas de tempo, e o acompanhamento em tempo real via aplicativo ou navegador.

Entre para este mercado: Uber Motoboys – sua plataforma de serviço de motoboy

O Uber Motoboys é uma oportunidade de empreendedores se juntarem ao mercado de serviços de motoboys. Com um script criado nos moldes do Uber, você pode criar sua própria plataforma. O script conta com toda a customização e publicação dos aplicativos. Além disso, você também pode colocar seus diferenciais no modelo de negócios, e inovar. Se você é novo neste mercado, ou quer introduzir seu trabalho ao mundo digital, essa é a melhor escolha. A plataforma foi criada de acordo com as melhores práticas do mercado, reunindo todas as principais ferramentas necessárias. Se você leu este artigo e entendeu como um aplicativo de motoboy deve funcionar, você sabe que o Uber Motoboys da Codificar é a melhor forma de entrar neste mercado. Não perca tempo: se você é empreendedor, confie na Codificar e dê o primeiro passo na direção certa. Conheça mais sobre nosso produto clicando no banner abaixo, ou solicite mais informações através do formulários. Estamos prontos para ajudar você a crescer, junto com seu negócio! Conheça a melhor plataforma para seu serviço de motoboys
]]>