O processo de desenvolvimento de um jogo para android

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Sem dúvidas, o Android domina a maioria dos smartphones em todo o mundo. Mais de 70% dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis no mercado possuem esse sistema operacional. Por esse motivo, o Android tem uma base de usuários de quase 2 bilhões de usuários ativos mensais em comparação com as outras plataformas. A diversidade de usuários, de todas as idades e gêneros, é outro bom motivo que fornece aos desenvolvedores mais opções, em termos de popularidade de aplicativos. Aproveitando essa oportunidade, os desenvolvedores também podem criar jogos com foco em outras plataformas derivadas do Android, como o FireOS da Amazon, com alterações mínimas no código-fonte do projeto. Isso aumenta ainda mais o alcance do mercado.

Algumas barreiras

Quando comparado a outras plataformas, o Android possui termos e condições menos restritivos para a distribuição de aplicativos. Ele também fornece muitas opções personalizadas para desenvolvimento. Por exemplo, quando se trata de criar jogos para várias plataformas, os desenvolvedores do Android têm a oportunidade de desenvolvê-los de acordo com os tipos de dispositivos específicos, tendo em mente a qualidade que desejam oferecer. Da mesma forma, o Android não possui restrições para adicionar determinados recursos a seus aplicativos, como o App Overlay, exigido pela Apple. A interação flexível de hardware é possível com o Android, permitindo que os usuários conectem todo o tipo de hardware de jogos à seus dispositivos. O tempo total do processo de envio de aplicativos Android também é muito mais curto do que outros. Os desenvolvedores de jogos para Android podem lançar seus aplicativos de forma simples. A loja de aplicativos Android também permite que muitos jogos sejam baixados sem quaisquer dificuldades ou restrições. Por fim, o Android também permite a distribuição de seu aplicativo usando seus próprios canais ou website, sem a necessidade de enviar seu aplicativo para a Google App Store para aprovação e revisão.

Serviços de jogos

A maioria dos aplicativos para Android oferece uma funcionalidade que permite aos usuários fazer login utilizando diferentes redes sociais, como Facebook, Google+ ou Twitter. O Google e a Amazon já desenvolveram um conjunto de serviços de desenvolvimento de jogos para permitir que os desenvolvedores de jogos incorporem recursos sociais em jogos, sem dificuldade. Os jogadores Android não estão limitados a jogar sozinhos. Em vez disso, eles podem jogar em conjunto, com outros usuários. Eles podem compartilhar suas pontuações e conquistas em plataformas sociais e competir com seus amigos e outros jogadores.

O processo de desenvolvimento de jogos Android

A qualidade de cada jogo Android depende das ferramentas e técnicas usadas no desenvolvimento. Quando se trata de um processo de desenvolvimento de jogos completo, deve-se seguir estritamente as melhores práticas do setor para um lançamento de sucesso. O processo de desenvolvimento de jogos inclui as seguintes fases:

Estimativa de Projeto

A estimativa é preparada com base na especificação do jogo recebida do cliente. A fase seguinte é a Análise de Requisitos, comum a todos os tipos de desenvolvimento de aplicativos.

Análise de Requisitos

O gestor do projeto conduz uma análise detalhada dos recursos a serem incorporados no jogo, de acordo com o desejado pelo cliente, e redireciona recursos para realização das tarefas específicas. O designer do jogo prepara um script ou storyboard baseado nas Especificações de Requisitos de Software fornecidas pelo cliente.

Design de jogo

A fase de design do jogo começa em paralelo com o conceito de arte do projeto. O desenvolvimento do fluxo da interface do usuário do jogo e o desenvolvimento da mecânica de jogo também são feitos nesta fase. Documentos de projeto arquitetônico, documentos de projeto de banco de dados e documentos de design de classe são preparados pelos membros da equipe. Esses documentos são então enviados para revisão do cliente. O documento de design do jogo também é preparado simultaneamente, com base no fluxo da interface do usuário e na mecânica de jogo necessária. O design do jogo é revisado com base no feedback fornecido pelo cliente durante reuniões agendadas.

Arte conceitual

Uma equipe interna de artistas cria uma arte conceitual, incorporando esboços de personagens do jogo e outros elementos-chave do projeto. Os designers de arte criam imagens 2D dos personagens, com base nos requisitos do cliente. Eles também preparam o documento de arte conceitual, onde o cliente incorpora as mudanças sugeridas no design da arte conceitual. Depois disso, vem a fase de desenvolvimento de arte, uma vez que o conceito de arte é aprovado pelo cliente.

Desenvolvimento de Arte

Esta fase envolve o desenvolvimento de diferentes recursos de jogo, como personagens ou modelos 3D baseados no conceito de arte. É necessário o uso diferentes softwares 3D, sendo os mais comuns: Blender, Maya, ZBrush, Realflow, Adobe Photoshop e Adobe After Effects. Eles são essenciais para realizar o desenvolvimento de arte dos jogos. O processo de desenvolvimento de arte envolve:

  • Modelagem
  • Texturização
  • Desenvolvimento UV
  • Rigging
  • Animação
  • Efeitos visuais

Desenvolvimento

Aqui os desenvolvedores implementam o jogo. Durante todo o desenvolvimento, as compilações do jogo são compartilhadas com os clientes para solicitar feedback e ajustar a aparência do jogo. Revisões de código, testes de desenvolvedor e correções de bugs estão sendo realizadas simultaneamente com a codificação.

Teste de qualidade

Como o Android é uma das plataformas mais diversificadas, os jogos precisam funcionar bem em diferentes tamanhos de tela e dispositivos. A equipe responsável testa cuidadosamente os jogos para garantir seu desempenho em diversos dispositivos, e verificar se todas as funcionalidades estão funcionando corretamente no software. Os engenheiros de teste e de controle de qualidade preparam planos de teste e casos de uso diferentes com base no processo de teste específico. O teste é parte d e um processo para verificar o desempenho consistente, a jogabilidade suave, a compatibilidade do dispositivo e a melhor experiência do usuário. O jogo pode ser liberado inicialmente para um grupo seleto de usuários externos, em versão beta. Isso ajuda os desenvolvedores a fazer ajustes nos níveis de dificuldade e controles, dependendo das preferências do público-alvo.

Lançamento

São realizados testes beta antes de liberar os jogos para suas respectivas lojas de aplicativos. Alterações nos recursos e funcionalidades do aplicativo são incorporadas ao jogo de acordo com o feedback do cliente. Depois que o jogo é testado e aprovado pelo cliente, ele é enviado para as respectivas lojas de aplicativos.

Manutenção e suporte de jogos

Para muitos projetos, o desenvolvimento de jogos não termina com o lançamento do produto. Semelhante a outros aplicativos, os jogos também devem ser atualizados algumas vezes, e às vezes esse suporte regular pode durar anos após o lançamento de um jogo. Independentemente do tipo de jogo que você deseja criar e lançar, você precisará de um parceiro efetivo de desenvolvimento de jogos para trabalhar. É melhor encontrar um desenvolvedor que possa reunir tecnologia, imaginação, habilidade e criatividade, além de um portfólio de projetos concluídos com êxito. A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos desde 2007, e possui grande êxito na criação de projetos, com inúmeros casos de sucesso. Conheça mais o serviço de desenvolvimento de aplicativos da Codificar clicando aqui, ou entrando em contato através do formulário abaixo: Desenvolvimento de aplicativos ]]>[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]