Encontrando a melhor ideia para seu aplicativo

[vc_row][vc_column][vc_column_text] Neste artigo, vamos falar de algumas estratégias simples que podem ajudar startups e empreendedores a conseguir ideias simples e efetivas:

1. Treine para melhorar suas ideias

Como melhorar sua habilidade de ter boas ideias? A resposta, segundo o empreendedor e autor best seller James Altucher, é se tornar uma máquina de ideias. Nas palavras de James, é como se tornar um super-herói, de forma que você nunca fica sem ideias, independente da situação em que você se encontra.
Se isso parece irreal, acredite que não é. O segredo está no treinamento. Aqui, trouxemos um pequeno resumo das dicas de James sobre se tornar uma máquina de ideias:

Quantas ideias você tem por vez?

10.

Porque 10 ideais?

Muitos não encontrar dificuldade em conseguir algumas ideias, mesmo que seja sobre tópicos que não costumam tratar. Mas depois da quinta ideia, as coisas ficam mais desafiadoras, e nos encontramos sem ideias.
A ideia do exercício é ultrapassar esse estágio, para que possamos trabalhar nosso músculo de ideias.

Como você consegue avaliar suas ideias?

Você não consegue, e avaliar suas ideias de aplicativos ainda não é a prioridade. Segundo James:

Você precisa tentar múltiplas ideias, e ver quais delas inspiram mais seus clientes e sua equipe, para que você possa entender o que realmente anima seu público alvo.

Quais tópicos são interessantes para um brainstorm?

A chave é aproveitar o processo de idealização, portanto, não se limite a ideias relacionadas ao negócio. É de grande ajuda se você conseguir pensar fora da caixa, e se for capaz de conceitualizar ideias sobre tópicos como “Os 10 aplicativos mais ridículos que eu usaria”, “Os 10 aplicativos mobile que eu posso reinventar” ou “Os 10 aplicativos que eu conseguiria melhorar”.

Quanto tempo você leva para se tornar uma máquina de ideias?

James sugere que, se você treinar diariamente, este processo pode durar pelo menos seis meses.

2. Melhore sua habilidade de resolver problemas

Como os desenvolvedores de aplicativo conseguem encontrar a melhor ideia para suas startups?
Daniel Kempe, fundador da plataforma Quuu, disse em um artigo da Forbes:

Não é sobre a procura de ideias, é sobre identificar problemas dentro dos produtos e serviços existentes. É difícil encontrar boas ideias, mas os problemas estão em todos os lugares. Quase todos os produtos ou serviços que você usa no dia a dia foram criados para resolver um problema.

Aqui estão quatro estratégias que você pode utilizar para melhorar sua habilidade de resolver problemas:

2.1 Revise problemas que você encontrar no dia a dia

Você pode começar identificando problemas que você encontra no dia a dia. Pode ser difícil conseguir ideias em uma sessão de brainstorming, então comece observando quaisquer momentos de frustração que você tenha durante o dia, desde uma interrupção ou atraso que aconteceu no trabalho, ou um problema envolvendo sua vida pessoal.
De primeira, essas situações podem parecer mundanas, mas a resolução de um problema pessoal foi o motivo por trás de aplicativos como o Dropbox.
A ideia do Dropbox surgiu a partir da frustração de Drew Houston, um dos cofundadores, que sentiu falta de uma solução que o ajudasse na acomodação de seus arquivos pessoas.

2.2 Preste atenção em conversas do dia a dia

As conversas do dia a dia podem ser cheias de reclamações que podem se tornar pontos de inspiração, mesmo parecendo banais.
Tente reservar um espaço de tempo, entre 5 dias e uma semana, para prestar bastante atenção e anotar os problemas que são discutidos em conversas ao seu redor. “Eu queria que isso fosse melhor”, “eu odeio isso…” ou “por que isso continua acontecendo?” são algumas frases que você pode se interessar.

2.3 Consulte as redes sociais

As plataformas de redes sociais são bons lugares para encontrar problemas comunas, relatados por indivíduos e comunidades de todo o mundo.
Existem várias formas diferentes de fazer uma boa pesquisa nas redes sociais: você pode pesquisar hashtags relacionadas aos problemas que você identificou através dos métodos anteriores, ou criar uma lista com as tags sobre problemas que te afetam.

2.4 Encontre com os usuários em potencial

Artigos de blog, comentários, fóruns, quadros de discussão e o Quora, além de boas fontes de informação, são sites que também são utilizados como forma de conectar usuários.
Identifique problemas comuns que estão sendo discutidos, e não hesite em postar comentários ou começar uma nova thread sobre quaisquer questões que você possa ter. Isso pode começar uma boa conversa, que pode ajudar a trazer clareza à problemas que você ainda não tinha entendido.

3. Observe os competidores

Uma análise competitiva deve ser feita durante vários estágios do desenvolvimento de um aplicativo: durante a idealização, antes de mudanças significativas e entre intervalos regulares, para que seu produto possa se manter competitivo.
Abaixo, vamos falar mais sobre a análise competitiva que pode ser conduzida no processo de idealização.

Preste atenção no feedback e nos comentários

O feedback e os comentários dos usuários são tesouros, cheios de informação. Comece analisando notas e comentários deixados por usuários de seus competidores dentro das lojas de aplicativos, fóruns e nas redes sociais, para ter uma imagem clara do que atrai a atenção de seus usuários em potencial.
Se você está mostrando suas ideias para seus amigos, ou testando seu MVP, preste atenção em comentários como “testei o aplicativo X e não gostei de uma ferramenta específica”, ou “essa ferramenta me lembra do aplicativo Y”. Assim, você vai entender quais são os competidores que deve observar.

Entenda as estratégias do mercado

Ao estudar a fundo as estratégias empregadas pelos seus competidores, você consegue entendê-las através de elementos mais simples, e utilizar o mesmo processo para duplicar o sucesso.
O objetivo não é imitar o que os competidores estão fazendo, mas combinar as estratégias deles com suas ideias existente, para criar conceitos e ferramentas que funcionam em seu aplicativo.
Aqui está uma lista de questões que pode te ajudar a iniciar seu processo de pesquisa?

  • Quais estratégias produziram os melhores resultados para seus competidores?
  • Quais estratégias foram implementadas sem sucesso?
  • Como você pode melhorar as estratégias empregadas pelos seus competidores?
  • Como você pode adaptar essas estratégias para o seu aplicativo?
  • Não se esqueça de competidores indiretos.

Mesmo que seus competidores indiretos não tenham lançado aplicativos, eles ainda possuem um público alvo semelhante ao seu. Portanto, é de grande ajuda prestar atenção ao modo com que eles estão atraindo seus usuários em potencial, com seus produtos e serviços.
Aqui estão algumas questões que podem te guiar no processo de análise de competidores indiretos:

  • Como estes produtos se assemelham ao seu?
  • Quais são as estratégias que ajudaram a conseguir e reter os clientes destes serviços?
  • Como você consegue melhorar tais estratégias?
  • Você consegue adotar e adaptar essas estratégias para seu aplicativo?

4. Conheça as últimas tendências

O ambiente mobile está sempre se transformando, e isso faz com que seja difícil se adaptar.
Desenvolvedores de aplicativos enfrentas uma competição intensa, com mais de 2.8 milhões de aplicativos Android e 2.2 milhões de aplicativos iOS disponíveis nas lojas oficiais.
Além disso, o crescimento de tendências como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual e os chatbots estão revolucionando o modo como os usuários se engajam com aplicativos mobile.
Estratégias e ferramentas relevantes hoje podem se tornar inúteis em apenas alguns meses. Para criar ideias que cativem os usuários atuais, é necessário perseguir as tendências atuais de forma ávida.
Aqui estão algumas ferramentas e websites que você pode utilizar para se manter atualizado quanto a novas tendências do desenvolvimento de aplicativos:

  • Google Trends
  • Google Alerts
  • App Annie: oferece insights e dados sobre competidores e o mercado de aplicativos atual.
  • Priori Data: companhia focada em dados de mercado e informações sobre benchmarking na economia de aplicativos mundial.
  • Forrest Research: empresa de pesquisa de mercado que oferece dicas sobre possíveis impactos tecnológicos referentes a novas tendências.
  • Trendwatching: empresa independente, focada na análise global do mercado, a procura de tendências e insights.
  • Springwise: oferece informações sobre tecnologias inovadoras.

Algumas startups caem no erro de serem criadas dentro da bolha da indústria. Ao adotar um foco único nas tendências do mercado, benchmarking e as melhores práticas, essa empresas acabam oferecendo experiências de pouco sucesso.
Isso pode ser prevenido ao estudar e introduzir ideias e conceitos de indústrias, negócios e aplicativos diferentes do seu.
A Codificar, que trabalha no mercado de aplicativos há mais de 10 anos, já trabalhou dezenas de casos de sucesso, e pode te auxiliar nesta jornada. Se você precisa de insights sobre a indústria, ou deseja ter mais dicas sobre o mundo do desenvolvimento, você pode conferir outros artigos em nosso blog de tecnologia, que sempre está atualizado.
Conheça também nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos, e não hesite em nos contatar. Estamos aqui para te ajudar!
Desenvolvimento de aplicativos]]>[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]