Carro ou Uber? Eis a questão!

Carro ou Uber? Uma dúvida que paira na mente de moradores de grandes cidades atualmente: será que invisto meu dinheiro em ter um carro, arcando com todos os seus custos, ou passo a ser heavy user do Uber? A primeira vista, o custo de um carro, até mesmo de um usado, pode ser mais atrativo, até porque você terá um meio de transporte próprio, um dinheiro investido, um patrimônio.

Saindo da bolha que a ânsia por ter um carro próprio gera, aparece o Uber como alternativa viável para quem quer economizar. Para especialistas, como os gastos com o carro próprio fica em torno de 2% do valor do automóvel, o Uber permite um “fuga” para esses gastos, além de proporcionar uma maior comodidade para quem quer, enquanto passageiro, falar ao celular, enviar emails, produzir virtualmente.

8 pontos para se decidir entre Carro ou Uber

Segundo matéria do site infomoney, oito itens são importantes para considerar nessa escolha entre Carro ou Uber, hoje tão difícil.

1.Gastos com o carro: 2% do valor de compra ao mês

Considera-se o uso, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o licenciamento, o seguro, gastos com estacionamento, combustível, sem contar com a depreciação natural que um carro sofre — 10% ao ano. Tudo isso pode ser facilmente aproximado ao valor de 2% do valor de compra do automóvel, para facilitar o raciocínio. – Carro ou Uber? Uber.

2. Possibilidade de sinistros e multas

Além da possibilidade de bater o carro e dele ser multado — na verdade, o proprietário ser multado —, há, além disso, o risco dele ser roubado. Mais a frente falarei um pouco sobre segurança, mas pense: e se roubarem o carro? Se ainda restarem parcelas a pagar, nada poderá ser feito, a não ser que se tenha previsto isso e tenha sido feito um seguro automotivo. – Carro ou Uber? Uber.

3. Estacionamento

Ainda no raciocínio da preservação e da segurança do veículo, há lugares em que “parar na rua” é impossível. O risco é enorme, as chances de algo acontecer, e que vai te aborrecer, também são grandes. Por isso, sempre acabamos usando estacionamentos. Então, mais um gasto a ser pensado, a ser previsto. – Carro ou Uber? Uber.

4. Distância

Aqui o carro próprio tem uma grande vantagem. Viajar grandes distâncias de Uber simplesmente não compensa ou não é possível (ainda). Imagine o trajeto entre capitais no Brasil. Ainda assim, é possível pensar em alugar um carro, mas, no fim das contas, o carro próprio vence. Ou não, é preciso pensar sobre isso.  – Carro ou Uber? Carro.

5. Acessibilidade de transporte público

As grandes cidades, hoje, oferecem boas alternativas de transporte com o serviço público (público-privado, para ser mais sincero). Metrô, em São Paulo, por exemplo, é uma alternativa inteligentíssima. Com uma passagem, hoje, 3,80 reais, você consegue fazer diversas baldeações (termo advindo da navegação, o ato de passar de um barco para outro). Além disso, a rapidez do metrô é sedutora.

Em outras cidades sem metrôs eficientes, que “ligam tudo a todos lugares”, como é o caso de Belo Horizonte, existem linhas de ônibus expressas, diretas, que agilizam as viagens. Dependendo da cidade o transporte público é inteligente, viável, rápido e eficiente. Mas será que o Uber não é mais interessante que o transporte público?  – Carro ou Uber? Se possível, transporte público (que funcione!), porém, Uber.

6. Tempo gasto

O Uber barateou viagens de “táxis” que antes eram um pouco “salgadas”. Ainda, conseguiu estabelecer um preço menor que o tradicional táxi, oferecendo um serviço até melhor, em alguns casos. Nesse sentido, pagar mais barato que um táxi e um pouco mais que o transporte público, com uma rapidez também maior que o transporte público, sem contar a comodidade, fez do Uber uma sensação, uma alternativa verdadeiramente.  – Carro ou Uber? Empate.

7. Segurança

Não correr o risco de ser roubado, de ter seu carro roubado, é uma sensação maravilhosa. É um alívio. A segurança que um carro alugado, o Uber e o táxi oferecem é sensacional. Outro ponto é, em detrimento ao transporte público, estar “protegido” em um carro, das intempéries.  – Carro ou Uber? Uber.

8 Comodidade

Ter um motorista privado, estar relaxado e com a mente livre para pensar em outra coisa sem ser o trânsito, é outro aspecto favorável para Uber. No entanto, contrariamente,  estar em seu próprio carro e ir para onde quiser, é infinitamente melhor que o Uber.  – Carro ou Uber? Empate.

Escolha bem, faça seus cálculos. Queremos ajudar na melhor escolha possível!

Quer saber mais sobre o universo que envolve o Uber e novas práticas empreendedoras? Assine nossa newsletter.