9 dicas para escolher o melhor desenvolvedor mobile

A comunicação é importante para que qualquer projeto seja executado com sucesso. Toda ideia, pensamento ou instrução que você compartilha é baseada na comunicação. Mais ainda quando você está envolvido de forma remota com uma empresa de desenvolvimento. Portanto, é de suma importância verificar  as habilidades de comunicação de seu parceiro de desenvolvimento,  para garantir que seu projeto se mova de maneira suave e eficaz, sem que ocorram confusões. Nesta tentativa, você encontrará muitas empresas com equipes de vendas, que geralmente estão envolvidas na comunicação inicial. Mas quando você fala com os programadores, eles não conseguem se comunicar de forma tão eficaz. Portanto, é sempre aconselhável conversar também com o gerente de projetos e a equipe de desenvolvimento para garantir melhores resultados.

2. Tecnologia

Muitas empresas de tecnologia concentram-se em algumas tecnologias e serviços, e fornecem apenas certas soluções. Isso os torna confinados em termos de escopo e alcance. Portanto, se houver uma empresa que ofereça apenas soluções no Core PHP e no código-fonte aberto, e não na tecnologia mobile, elas terão dificuldade em oferecer uma solução completa, que talvez seja necessária mais tarde. Portanto, faz sentido procurar um parceiro de desenvolvimento com recursos completos. Isso permitirá que você obtenha as melhores opções de tecnologia, e facilitará a manutenção e a ampliação de seu aplicativo no futuro, sem precisar procurar outros parceiros. Procure uma empresa de desenvolvimento que se concentre na solução, independentemente da tecnologia necessária.

3. Acordo de confidencialidade

Você tem uma ideia inovadora que conduz o conceito de seu aplicativo, e precisa manter tudo em segredo para que ninguém roube sua ideia. Nesse caso, você precisa assinar um contrato de confidencialidade com seu parceiro, para proteger a novidade e a exclusividade de seu aplicativo. Por isso, antes de divulgar os detalhes do seu projeto, verifique se o parceiro de desenvolvimento de aplicativos está pronto para assinar o contrato de confidencialidade. Esse é um acordo entre as partes para não divulgar alguma informação compartilhada.

4. Experiências anteriores

Verifique a experiência do seu parceiro na solução que você precisa, observando seus projetos anteriores. Você também pode pedir referências de clientes. Veja se eles têm conhecimento suficiente sobre a tecnologia que você está procurando para construir sua plataforma, e até que ponto eles trabalharam nessas plataformas no passado. Prefira o parceiro de desenvolvimento que tenha trabalhado em projetos semelhantes ao seu e tenha bastante experiência anterior.

5. Metodologia

A metodologia que os parceiros seguem para o desenvolvimento diz muito sobre sua eficiência prática. Aqui, você deve escolher os desenvolvedores que seguem a metodologia Agile / Scrum. Isso permitirá que você tenha uma ideia melhor de como seu produto está progredindo, já que você verá todo o progresso em cada fase. Com o Agile, você vê o MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável) construído nas primeiras fases, o que lhe dá uma ideia de como sua plataforma está sendo abordada e para onde ela está indo.

6. Modelo de engajamento

Para cada projeto existente, existe um modelo de engajamento, que calcula a forma como seu projeto será cobrado. Normalmente, é cobrado um preço fixo para o projeto, de acordo com o escopo combinado do projeto. Quando as coisas dependem mais de tempo, e precisam ser feitas de forma dinâmica, pode ser que um modelo de horas trabalhadas seja aplicado. Quando discutir o processo com seu parceiro, decida qual modelo atende as suas necessidades da melhor forma. Não importa qual o modelo utilizado, desde que seja transparente e realístico.

7. Autoridade do código

Não se esqueça de conversar com seu parceiro sobre a titularidade do código. Em alguns casos, os clientes perdem a oportunidade de ter tal discussão, e acabam em desacordo com os desenvolvedores. Esse acordo deve ser feito no começo de qualquer tipo de negociação, para evitar infortúnios no desenvolvimento de seu projeto. Lembre-se que nem sempre é necessário ter a titularidade do código, mas você deve saber disso antes de entrar em acordo com seu parceiro.

8. Escopo de trabalho

A maioria dos conflitos entre os clientes e os parceiros estão na falta de planejamento. Antes de começar o projeto, crie uma jornada do projeto, e decida sobre o escopo de trabalho e de comunicação necessário. Divida o projeto em pequenas metas, que podem ser feitas de forma mais rápida. Assim, você sempre estará por dentro do que acontece. Isso vai ajudar você e a sua equipe a estarem à frente de todas as situações.

9. Manutenção do aplicativo

Não importa o quanto seu aplicativo seja testado para qualidade: ele sempre precisa de supervisão e suporte técnico. Além disso, a possibilidade de seu app apresentar bugs é real, quando ele é exposto ao ambiente de uso. Sendo assim, é importante que seu parceiro de desenvolvimento apresente suporte e manutenção para sua plataforma por pelo menos 6 meses, para que seu aplicativo consiga ficar cada vez mais estável. Os serviços de manutenção são de extrema importância, já que seu aplicativo precisa de supervisão contínua para que todas as funcionalidades permaneçam ativas e na capacidade total.

Em resumo

O desenvolvimento de aplicativos é uma tarefa extrema, que precisa de muita atenção. É necessária muita cautela para encontrar o melhor parceiro, que concorda  com todos os valores e consegue adaptar sua forma de trabalho à maneira necessária Se você deseja criar um aplicativo mobile completo, a Codificar pode ajudá-lo. Saiba mais sobre nosso serviço de desenvolvimento de aplicativo clicando aqui, ou entrando em contato através do formulário abaixo: Desenvolvimento de aplicativos ]]>