Quanto dinheiro posso ganhar com um aplicativo?

Antes de tudo, você precisa escolher qual plataforma (ou plataformas) você quer utilizar para o desenvolvimento do seu aplicativo. Isso pode afetar de uma forma significativa o potencial de lucro, já que existe uma diferença de presença mercadológica e popularidade. Para efeito dessa métrica, iremos avaliar as plataformas baseados na porcentagem de desenvolvedores de aplicativos que ganham pelo menos $5.000 dólares mensalmente pelos seus aplicativos. O primeiro lugar nessa categoria é o iOS, plataforma da Apple, com pouco mais de 25% de seus desenvolvedores ganhando mais de $5.000 dólares por mês.
O Android continua sendo uma ótima opção de plataforma, por seu índice de presença mercadológica. 18% dos desenvolvedores Android ganham mais de $5.000 dólares por seus aplicativos, mensalmente. Apesar disso, é válido notar que o Android tem uma forma diferente de lucratividade, já que boa parte da receita total vinda de aplicativos é responsabilidade dos principais desenvolvedores da plataforma. A plataforma iOS, porém, tem uma divisão um pouco mais equilibrada, aumentando as chances de ganhar dinheiro nesta plataforma, mesmo sendo um iniciante.
Plataformas que não são tão favoráveis para pessoas que pretendem gerar lucro com aplicativos incluem o sistema operacional do Blackberry e a plataforma mobile do Windows. O Blackberry não possui uma presença mercadológica nem próxima do iOS ou Android, e sua dona, RIM, vê sua participação de mercado e ganhos financeiros diminuindo anualmente. O Windows possui a Microsoft ao seu favor, mas, no fim, não é tão popular entre os usuários de smartphones. Enquanto plataformas de nicho podem gerar certo lucro, elas só devem ser consideradas depois que seu aplicativo já gera renda em plataformas mais populares. A partir do momento que seu aplicativo tem sucesso, é mais viável expandir sua atuação para outras plataformas.

Que tipo de renda um aplicativo gera?

Aplicativos são ótimos investimentos, e não temos como negar.
Em 2016, a receita global do mercado de aplicativos atingiu $52 bilhões de dólares. Isso é em torno de $10 bilhões de dólares a mais que 2015. Muitos especialistas preveem um crescimento em torno de 18% até 2020. Aplicativos de jogos dominam a lista de aplicativos mais rentáveis.
O jogo Dragon Ball Z Dokkan Battle, da Bandai Namco Entertainment, tem um ganho estimado de $2 milhões de dólares diários, enquanto o popular Candy Crush, da King Digital Entertainment ganha $1.6 milhões de dólares diários, através de compras internas no aplicativo. Supercell, a empresa por trás dos jogos Clash of Clans e Clash Royale, ganha mais de $2,3 bilhões de dólares anualmente.
A maioria dos aplicativos são grátis, mas ganham dinheiro através de compras internas. O aplicativo da loja virtual de Kim Kardashian, por exemplo, já ganhou em torno de $100 de dólares desde 2014, e 42 milhões de downloads. Então, se você não é um desenvolvedor de jogos, não se preocupe – existes outras categorias que podem produzir ganhos impressionantes.

Quanto dinheiro aplicativos por assinatura ganham mensalmente?

Com mais de 1 milhão de usuários assinantes, o Tinder, da empresa Match Group, é um ótimo exemplo de aplicativo que consegue ganhar bastante dinheiro através de compras internas. O aplicativo de relacionamentos do Tinder tem download grátis, mas ganha dinheiro cobrando pelo uso de ferramentas bônus, como Likes ilimitados, que dá para os usuários oportunidades ilimitadas de conseguir novas combinações. Os “planos” adicionados ao Tinder permitem que usuários consigam novas combinações de outras localidades, enquanto os “boosts” permitem que os usuários possam fazer com que seus perfis apareçam primeiro para os usuários de uma determinada área.
Em 2016, a Match Group gerou uma receita estimada de $285.3 milhões de dólares. Esse novo modelo de receita do Tinder fez com que ele se tornasse um dos aplicativos mais rentáveis mundialmente. O Pandora, o Spotify e o Tidal também se encontram na lista de aplicativos mais rentáveis.
As assinaturas geram a maior parte da receita destes aplicativos. Os usuários pagam para ouvir música sem interrupções ou comerciais, compartilhar playlists com outros usuários, e ganhar acesso a material exclusivo. Aplicativos de streaming de vídeo, como o Hulu e o Netflix, também trabalham com o modelo de assinatura mensal. Em uma escala menor, aplicativos individuais também são capazes de gerar uma receita significante.
O aplicativo Hooked, da empresa The Telepathic, ganha em torno de $2 milhões de dólares anualmente e é uma ideia relativamente simples. Os usuários podem ter acesso a histórias de suspense na forma de mensagens, através de assinaturas semanais, mensais e anuais. O app cria interesse nos usuários através de histórias interessantes, mas requer uma assinatura para que eles possam descobrir o final.
O aplicativo Sweat with Kayla, da personal trainer Kayla Itsines, serve de exemplo para desenvolvedores de aplicativos novatos. Ele oferece treinos de 28 minutos e uma dieta. Esse aplicativo ganhou usuários rapidamente, e gera algo próximo de $45,100 dólares e aproximadamente 9 mil usuários diariamente.

Aplicativos não são apenas para smartphones

Os aplicativos já se expandiram, não se limitando aos smartphones, e estão mais integrados a outros dispositivos. Smart TVs estão presentes na casa de 34% dos usuários de internet. Os aplicativos de Smart TV mais populares são aqueles que já possuem uma grande base de usuários, como o Netflix e o Hulu. Dessa forma, é possível que seu aplicativo possa se beneficiar de uma plataforma como essa, dependendo de qual é o negócio que você pretende investir. A expensão das plataformas disponíveis aumenta a exposição de seu aplicativo, além de abrir meios para novas formas de receita.

ganhar dinheiro com um aplicativo

De forma parecida, consoles de jogos como o Xbox One, Playstation 4 e o Wii U, possuem lojas de aplicativos próprias. Um número significativo de aplicativos pode ser encontrado nessas lojas alternativas, como o Netflix, Youtube, Hulu e Amazon. Alguns aplicativos, porém, podem ser exclusivos de alguns consoles, como o BBC, presente na loja de aplicativos do PS4. Esses aplicativos conseguem sucesso ao oferecer seus serviços em novas plataformas, o que faz com que seja algo conveniente aos usuários. É uma opção interessante, mas nem todos os negócios se encaixam. Outra plataforma interessante e, de certa forma, emergente, são os smartwatches. Como dispositivos relativamente novos, os números ainda são pequenos. Apenas 16% dos usuários de internet dizem possui ou fazer uso de um smartwatch. Apesar disso, empresas populares como a Samsung, Sony e a Apple estão entrando de cabeça neste mercado, o que vai fazer com que os smartwatches se tornem uma fatia mercadológica cada vez mais interessante e cheia de oportunidades.

Quais as próximas tendências para o desenvolvimento de aplicativos?

Como você pôde observar, existem várias oportunidade para conseguir dinheiro no mercado de aplicativos. Este mercado tem conseguido crescer de forma significativa desde sua criação, e não possui nenhum sinal de desaceleração no crescimento. Apesar de parece saturado, é algo incrível perceber que mais de 25% dos desenvolvedores iOS ganham mais de $5.000 dólares, enquanto isso acontece a 18% dos desenvolvedores de aplicativos para Android. Os aplicativos para consoles podem conseguir gerar uma renda considerável, mas ainda existe muito espaço para crescer dentro de plataformas menos complexas e mais populares. E, por fim, as Smart TVs e os Smart Watches ainda precisam crescer, junto aos consoles, e provavelmente se tornarão parte da expansão final deste mercado, até que novos dispositivos apareçam de forma concreta.
Se você precisa de uma equipe para o desenvolvimento de seu aplicativo, podemos te ajudar. Com mais de 10 anos de mercado, e a expertise de uma fábrica de software que produziu inúmeros casos de sucesso, a Codificar é referência no desenvolvimento de aplicativos mobile e web. Temos know-how em todo o processo de desenvolvimento. Se quiser saber mais saber mais sobre sobre nosso serviço de Desenvolvimento de Aplicativos CLIQUE AQUI ou contate-nos pelo formulário abaixo: Desenvolvimento de aplicativos