Como funciona um aplicativo de motoboys

Mas, afinal, como funciona um aplicativo de motoboys? Trouxemos a resposta neste artigo!

O modelo de negócios

Para começar a falar de qualquer tipo de serviço, precisamos começar a falar de seu modelo de negócios.
Um aplicativo de motoboys tem um modelo de negócios próximo ao do Uber. Ele permite que profissionais, até então autônomos, se cadastrem na plataforma. A partir daí, os usuários podem fazer suas solicitações, e o sistema aponta o melhor profissional para cumpri-la.
Dessa forma, com o modelo P2P (peer to peer – pessoa para pessoa), os serviços são realizados. A plataforma consegue lucrar e se desenvolver de duas formas principais;

  1. Comissão – para ter lucro, a plataforma pode adotar o modelo de comissão, assim como o Uber. Através deste modelo, um porcentagem do valor de cada serviço prestado e finalizado é retido pela plataforma.
  2. Mensalidade – Este outro modelo cobra mensalmente dos motoboys para que eles utilizem sua plataforma, independente de qual fluxo de demandas cada um deles recebe.

Independente da forma escolhida, o modelo de negócios de um aplicativo como este deve, sempre, ser beneficial a todos os envolvidos. Um aplicativo de motoboys funciona porque ele oferece oportunidade de crescimento para seus profissionais, enquanto oferece serviço de qualidade aos clientes.

Como funciona um aplicativo de motoboys

Um aplicativo como este trabalha de forma semelhante ao modelo Uber. Sendo assim, ele se baseia na geolocalização para conectar usuários aos profissionais autônomos. Dessa forma, o tempo de atendimento da solicitação é diminuído, mantendo clientes e profissionais mais satisfeitos com a plataforma. Abaixo, vamos falar sobre como funciona a utilização das duas versões de um aplicativo de motoboys:

Utilizando o aplicativo do cliente

Como dito anteriormente, um aplicativo de motoboys tem um funcionamento parecido com o do aplicativo Uber. Vamos falar mais detalhadamente sobre como ele funciona abaixo:

  1. Login – Para utilização do aplicativo, o cliente precisa de uma conta. Para isso, pode ser permitida a criação utilizando um e-mail ou através de redes sociais.
  2. Procura – Nessa etapa, o cliente deve informar os detalhes de sua solicitação. Entre as informações necessárias estão os endereços de partida, que serão utilizados pelo sistema para apontar o profissional mais próximo e apontar a estimativa de preços.
  3. Confirmação de solicitação – A partir das estimativas do sistema, o cliente tem todos os dados necessários para confirmação. Ao confirmar, o sistema irá designar um profissional, que estará pronto para realizar a solicitação feita, de acordo com os detalhes fornecidos.
  4. Execução – Nesse momento, o cliente aguarda que o motoboy realize a solicitação, e pode acompanhar o progresso através da tecnologia de geolocalização.
  5. Pagamento – Essa etapa pode ser feita automaticamente, se o aplicativo permitir o pagamento através de cartões. Alguns outros aplicativo também permitem que o cliente faça o pagamento na finalização do pedido.
  6. Avaliação – Essa é uma etapa importante, que permite que o cliente faça a avaliação do serviço prestado. Essa avaliação pode ser utilizada para descobrir novas melhorias no negócio e fazer o controle de qualidade dos profissionais.

Utilizando o aplicativo do motoboy

O aplicativo do profissional, mesmo que ligeiramente diferente, possui uma forma parecida de ser utilizado. A estrutura de utilização se encontra abaixo:

  1. Login – Assim como os clientes, os profissionais também precisam de um cadastro para poder utilizar o aplicativo de motoboys. Neste caso, além de informações pessoais, eles também precisam apresentar informações profissionais, e até mesmo documentos, para que possam ser devidamente registrados. Após o cadastro, o login pode ser feito de forma automática.
  2. Solicitação – Essa etapa acontece para o motoboy assim que o sistema consegue designar uma solicitação. O motoboy pode, assim, aceitá-la, e realizar de acordo com as informações fornecidas.
  3. Execução – O motoboy segue as informações fornecidas, e finaliza a solicitação junto ao aplicativo. Alguns aplicativos podem fazer o pagamento automático, outros têm um modelo de pagamento mensal.

Este é o ciclo básico de uso do aplicativo do motoboy. Enquanto o profissional se mantiver online, ele será capaz de receber novas solicitações.

Escolhendo a melhor plataforma para um aplicativo de motoboys

Se o seu desejo é criar um aplicativo de motoboys, você deve levar em consideração todas as funcionalidades acima e garantir que está trabalhando com a melhor plataforma. Afinal, o desenvolvimento de um aplicativo é um processo detalhado. Sendo assim, você precisa encontrar um sistema bem desenvolvido, que satisfaça todas as principais necessidades de seu negócio.
A Codificar está no mercado de aplicativos há 10 anos, criando soluções inteligentes e funcionais para as melhores ideias do mercado. Com todo o expertise de nossa fábrica de softwares, temos certeza que todos os projetos são desenvolvidos de acordo com as melhores práticas do mercado. Foi assim que construímos nossa própria solução para empreendedores que desejam se inserir neste mercado.
O script Uber Motoboys é construído de forma completa, e permite que você crie seu próprio aplicativo de motoboys. Dentro do modelo de negócios Uber, você pode administrar seus motoboys de um jeito simples, que beneficia os profissionais e os clientes.
Essa é a sua chance de se tornar um empreendedor nessa área. Para saber todos os detalhes sobre o script Uber Motoboys, clique aqui. Se você quiser saber mais, sobre os preços e o escopo funcional do projeto, entre em contato através do formulário abaixo:
Conheça a melhor plataforma para seu serviço de motoboys
]]>