O que é a realidade mista (mixed reality)?

Definição de MR Realidade Virtual e Realidade Aumentada são termos relativamente conhecidas no mundo da simulação. Realidade mista é o terceiro termo, que é cada vez mais popular, e refere-se a fusão ou a combinação dos ambientes virtuais e ambientes reais, onde dois mundos podem existir juntos. A realidade mista também é conhecido como “realidade híbrida”. Na realidade mista, o usuário tem a capacidade de explorar o ambiente virtual e o mundo real ao mesmo tempo, sem problemas. Através do espaço e coordenadas, os objetos virtuais serão posicionados sobre o mundo real, e sempre que você se move em direção aos objetos virtuais, eles se tornam maiores, enquanto ao se mover para longe, eles se tornam menores. Mover-se em torno dos objetos virtuais também criam diferentes ângulos e perspectivas. Além disso, realidade mista permitirá aos usuários manipular os objetos virtuais e interagir com eles, como se eles existissem no mesmo lugar.

Como funciona a Realidade Mista

Como o desenvolvimento dessa tecnologia está mantida em segredo pelos principais desenvolvedores, tudo o que se sabe sobre as operações da tecnologia é que ela usa a realidade virtual e realidade aumentada, bem como o espaço e as coordenadas. A Magic Leap é a empresa na vanguarda do desenvolvimento de realidade mista, e eles permaneceram apertado pronunciado sobre os detalhes mais finos do que eles estão fazendo ou em desenvolvimento. Os detalhes escassos que conhecemos no entanto, sugerem que a realidade mista irá utilizar um projetor para exibir imagens em materiais semi transparentes, que depois serão refletidas para o olho com a ajuda de tecnologia de feixe de divisão.

Aplicações da Realidade Mista

Devido às características e experiências oferecidas pela realidade mista, empresas, desenvolvedores e todo o mundo estão começando a explorar as várias maneiras de utilizar a tecnologia para os melhores resultados possíveis. Atualmente, áreas como medicina, arquitetura e planejamento urbano, e educação/formação parecem ser os maiores beneficiários da tecnologia de realidade mista.

Realidade Mista para o compartilhamento de espaços de trabalho virtuais do mundo real

Quando vários dispositivos de realidade mista são levados para um espaço compartilhado, haverá a criação de novas opções de colaboração. Através da realidade mista, membros de uma equipe podem se conectar em um mundo virtual compartilhado, projetado sobre o mundo físico. Um ambiente conectado assim será criado de forma que os trabalhadores possam colaborar, trabalhar em conjunto e interagir com itens virtuais no mundo real. Isso será possível graças à utilização de reconhecimento de imagem e recursos de mapeamento em tempo real das realidades mistas. Compartilhar espaços virtuais no mundo real, através da realidade mista, pode ser especialmente benéfico para uma equipe de vendas, ao apresentarem uma nova oferta. Por exemplo: um representante de vendas farmacêuticas pode levar consigo dois dispositivos de realidade mista, para uma consulta com o médico. O médico e o representante de vendas podem, então,usarem os dispositivos e apresentar o modelo de um novo medicamento, a medida que o representante de vendas o explica. Com isso, eles podem, então, visualizar a composição química do medicamento, e também simular como ele se moverá no corpo para combater doenças. Através de uma experiência compartilhada, o representante de vendas não só irá construir uma conexão mais profunda com o médico, mas também oferecer uma explicação mais detalhada sobre o produto que está sendo oferecido.

Realidade mista para especialistas remotos – treinamento passo-a-passo

A maioria das empresas geralmente têm dificuldade em lidar com todos os pedidos de suporte de todos os clientes que necessitam de aconselhamento especializado. Não só é caro enviar especialistas para consertar as coisas em locais diferentes, mas também demorado. Além disso, não é adequado tentar solucionar um problema por telefone ou videoconferência, pois algumas situações têm suas limitações. Mas tudo isso pode ser evitado através da aplicação da realidade mista. Com ela, o contato com especialistas pode ser feito de forma rápida e barata. Por exemplo, os médicos no setor de saúde podem oferecer orientação e decisões a estudantes ou outros médicos, sem a necessidade de estar em locais reais.

O futuro da realidade mista

A realidade mista vem junto com potencial incomensurável de alterar a forma como as pessoas trabalham, interagem e se comunicam com o mundo real. À medida que a tecnologia amadurece e os dispositivos ficam menores, espera-se que os vários setores e indústrias adotem o uso de realidade mista no seu dia-a-dia. Mas enquanto a tecnologia se desenvolve e fica melhor a cada dia, temas como o uso social aceitável e etiqueta também terão de ser abordados. Por exemplo, como é que um empregado, com o dispositivo de realidade mista, irá interagir com colegas de trabalho no local de trabalho? Como as normas sociais devem mudar, de modo a acomodar dispositivos, tais como hologramas, que só podem ser vistos por algumas pessoas? Além disso, como as experiências de realidade mista ocorrem no mundo físico, os indivíduos são suscetíveis a reações mais emocionais do que uma mera experiência digital. À medida que a tecnologia se desenvolve, é imperativo que desenvolvedores e usuários estejam cientes de tais questões, e prontos para enfrentá-las de forma profissional.]]>