Como financiar sua startup

Um financiamento externo pode ser necessário em qualquer etapa do desenvolvimento de seu processo, sendo para que ele comece ou para a execução de uma etapa específica. Aqui estão alguns pontos que você deve considerar ao tentar financiar sua startup:

Como financiar sua startup

Seja seu primeiro investidor

Os investidores são pessoas inteligentes, e eles não vão investir em seu negócio se você não estiver pronto para investir nele primeiro. Todas as pessoas querem que seus investimentos criem um bom retorno. Então, se você for o primeiro a investir no seu negócio, você mostrará a eles que você acredita que seu projeto vai dar certo. Esse é o primeiro sinal que pode fazê-los acreditar em sua ideia.

Os três pilares: amigos, família e seguidores

Essa é a fonte mais confiável e próxima ao seu negócio. Empreendedores iniciantes devem prestar atenção a estas estratégias. Dessa forma, você pode entender se o seu público geral vai acreditar em sua ideia. Afinal, se seus amigos, sua família e seus seguidores não acreditam em você, você dificilmente conseguirá apoio externo.

Crowdfunding online

Qualquer pessoa, com ideias que vão das menores até as mais grandiosas, podem tentar essa forma de financiamento. Sites como o  Kickstarter estão disponíveis para todos os projetos. No Crowdfunding, as pessoas conseguem o financiamento online através de uma companha, que inclui a compra antecipada de seu produto para entrega após a produção. As pessoas também podem doar para a sua campanha, ou ganhar algum tipo de recompensa, referente ao valor que foi doado. Existem várias plataformas diferentes de crowdfunding, e você pode saber mais sobre elas aqui.

Financiamento governamental

Existem algumas formas de financiamento governamental destinada a apoiar novas tecnologias e causas relevantes, como a educação, a medicina e o desenvolvimento social. Esse pode ser um bom lugar para conseguir o apoio necessário para financiar sua startup. Fique atento aos editais de fomentação a startups que existem em todo o Brasil, pois, independente de qual área do mercado você pretende ocupar, existe um que se encaixa a suas principais necessidades.

Investidores Anjo

Para considerar este tipo de financiamento, você já deve saber exatamente do que precisa. A maioria das grandes cidades possui grupos de investidores interessados em apoiar novos negócios. Mesmo que sua rede de conexões não conte com pessoas ricas ou dispostas a financiar sua stratup, você pode procurar estes investidores por conta própria. Neste caso, o investimento anjo pode ser a melhor escolha para você.
Você pode saber mais sobre elas aqui.

Em outras palavras

Existem várias formas de conseguir financiar suas ideias. Se você está apenas começando seu empreendimento, fique atento as estas dicas para financiar sua startup. Se você quiser saber mais sobre como o financiamento de um startup acontece, continue lendo:

Como realmente funciona o financiamento de uma startup?

Para falar de forma básica: toda vez que você consegue financiamento, você “perde” uma pequena parte do seu negócio. Essa “pequena parte” perdida é o valor. Todas as pessoas para quem você oferece se tornam co-proprietárias do seu negócio.  Sendo assim, vamos começar explicando os principais princípios de como funciona o financiamento, para ajudá-lo a descobrir a melhor forma de financiar sua startup.

Metáfora da pizza

O pensamento fundamental por trás da teoria de valor está na divisão de uma pizza. Quando você começa um empreendimento, você possui 100% de uma pizza pequena. Quando você consegue financiamento externo, e a sua empresa ou negócio evolui, sua pizza, ou seu valor total, também cresce. Apesar de possuir uma parte deste valor, seu “pedaço” será definitivamente maior do que o que você possuía no começo. Os outros pedações serão divididos entre aqueles que financiaram seu negócio, ganhando ainda mais, de acordo com o crescimento obtido e quanto eles já possuem.

Estágio do subsídio

Vamos falar sobre como uma startup pode ser subsidiada. No começo, você está sozinho. Dentro de todas as ideias que você teve, você escolheu trabalhar com esta. A partir daí, você começa a procurar pessoas que acreditem na sua ideia. Neste momento, quando você começa a trabalhar com o que foi proposto, você começa a criar estima. Essa estima se converte em valor, e como você é a unica pessoa a investir nessa ideia, você é o principal responsável em fazê-la virar realidade. O poder e a responsabilidade ainda não são divididos.

Parceiros

Se você começa a desenvolver suas ideias sozinho, você percebe que elas podem levar mais tempo do que o ideal para se materializarem. Você sabe que outras pessoas podem beneficiar este desenvolvimento. Este é o estágio em que você procura parceiros, e precisa encontrar alguém que acredite na sua ideia e esteja disposto a realizá-la com você.
Em um primeiro momento, você controla todos os aspectos criativos. Mas, a partir do momento que seu novo parceiro se envolve mais a fundo, ele provavelmente irá contribuir de uma forma mais concreta, fazendo com que os principais resultados sejam alcançados de forma conjunta. Se você decidir levar essa parceria mais à frente, você pode oficializá-la na forma de uma sociedade.

A hora dos investidores

Nesta etapa, você já sabe que precisa encontrar pessoas para investir em seu negócio. Afinal, essa é uma das formas mais eficientes de financiar sua startup. É neste momento que você deve ser atencioso ao que você realmente precisa. Você e seus possíveis sócios podem contribuir de certa forma, mas, se seu produto ou negócio exigir um investimento maior, você pode procurar pessoas interessadas em um projeto como o seu.
Como já dissemos, a cada vez que você aceita investimentos externos, você perde controle de uma parte de sua empresa. Isso pode soar ruim, mas como você já deve ter entendido, o valor de sua fatia da empresa continua crescendo. De qualquer forma, evite a divisão excessiva de sua empresa. Adicione como parceiros pessoas de confiança e que possuem know-how de mercado. Assim, mesmo que seu controle sobre o valor da empresa esteja fracionado, você poderá ter certeza que está em boas mãos.
O retorno do financiamento.
Pode ser que você consiga seu financiamento de forma própria, o que significa que ninguém além de você e/ou seus possíveis sócios precisarão investir em seu negócio. Isso vai garantir que todo seu investimento tenha um retorno simples para você. Existem outros destinos possíveis para grandes empresas: se você produzir algo de necessidade ou interessante para uma organização maior, sua startup pode ser comprada, como o caso da compra do Instagram por Mark Zuckerberg, dono do Facebook. Sua empresa também pode crescer o suficiente para se tornar aberta a compra pública de ações, desencadeando possibilidades de lucro ainda maiores.
Seja qual for o destino de sua empresa, você precisa se arriscar. Afinal, o financiamento de sua startup é apenas o primeiro passo na construção de uma história de sucesso. Não se esqueça de confiar em suas pesquisas e se embasar no mercado atual, para não enfrentar dificuldades inesperadas.]]>